segunda-feira, 27 de março de 2023


Energia
/Suzi Barbosa garante empenho do governo para validar os documentos produzidos na reunião dos ministros da CEDEAO

Bissa, 27 Mar 23 (ANG) – A ministra de Estado dos Negócios Estrangeiros, Cooperação Internacional e das Comunidades garantiu o empenho e a vontade do governo da Guiné-Bissau em tudo fazer para que os documentos validados na reunião dos ministros da Energia da CEDEAO sejam adoptados e implementados o mais breve possível nas reuniões estatutários da organização.

Suzi Carla Barbosa falava no acto de encerramento da reunião dos Ministros da Energia do CEDEAO que decorreu entre os dias 22 à 24 do corrente mês em Bissau, na qual validou os documentos da Política Revista, Código Regional da Energia e a Política de Hidrogénia.

"Quero em nome do Presidente da República, do governo e em meu nome próprio felicitar a comissão da CEDEAO para as infra-estruturas, energias e digitalização pela realização do evento na Guiné-Bissau”, disse a governante.

Frisou que foram sem duvidas três dias de intenso trabalho com objectivo de construção de um mercado regional de electricidade regulamentada competitivo e capaz de atrair novos investimentos.

A ministra disse que pretende-se com estes documentos adoptados produzir a facilidade de investimentos no sector energético e em consequência levar a energia eléctrica as comunidades com qualidade e ao baixo custo.

Convitou a Comissão da CEDEAO para energia à contar com as suas contribuições na adopção e implementação de quaisquer estratégias ou políticas que visem melhorar a taxa de eletrificação urbana e rurais no espaço CEDEAO.

Suzi Barbosa sublinhou que a estabilidade governativa da Guiné-Bissau e empenho do Presidente  em Exercício da Conferência de Chefe de Estado da CEDEAO, Umaro Sissoco Embaló tem sido notório.

“Enquanto governo lanço a firme determinação em continuar a trabalhar pela efectiva integração regional em todos os domínios e contribuir com êxito daquela que é a sua primeira presidência da organização”, salientou.

Suzi Barbosa, felicitou os ministros da Energias presentes no encontro, representantes das orgãos especializadas da Comissão de CEDEAO para energia e a comissária de UEMOA para energia pelo seus contributos na realização da referida reunião.

De igual modo felicitou os parceiros técnicos financeiros e a equipa dos consultores que conceberam os documentos discutidos na reunião dos ministros e durante os três dias, bem como ao ministro da Energia e Industria da Guiné-Bissau pela forma como conduziu os trabalhos e a organização do evento.

"Juntos construirémos um mercado regional de electricidade livre, competetivo e atrativo em termos de investimento e para o bem estar das nossas populações”, realçou." ANG/MI/ÂC          

Sem comentários:

Enviar um comentário