quarta-feira, 29 de março de 2023


Ensino
/Presidente da CONAEGUIB pede ao governo  revogação do despacho que proíbe ingresso na Função Pública

Bissau, 29 Mar 23(ANG) – A  Presidente da Confederação Nacional das Associações Estudantis da Guiné-Bissau(CONAEGUIB) pediu, terça-feira, ao   governo que revogue o despacho do Primeiro-ministro que proíbe ingressos na Função Pública.

Rosália Djedjú que falava à imprensa após o encontro com Presidente da República, disse tratar-se de uma decisão exclusiva do  gabinete do Primeiro-ministro, que  impede  a contratação dos novos ingressos  na Adminstração Pública.

“Esta situação está  a afetar o funcionamento do ensino superior que neste momento se deparam com a falta de professores, e as escolas não  estão a funcionar em pleno”, sustentou.

Djedjú levou ao  Presidente da República informações sobre  o Manifesto  Estudantil denominado “ Escola I Nô Fiança”, produzido recentemente na sequência de uma reunião em que foram analisados o funcionamento do ensino médio e superior e seus constrangimentos.

Djedjú disse que diligências para se encontrar soluções para a situação do ensino no motivaram igualmente reuniões  com o Primeiro-ministro, ministro do Ensino Superior e Investigação Científica .

Disse que as escolas do Ensino Superior como Tchico Té, 17 de Fevereiro, a Escola Nacional de Administração, a Universidade Amílcar Cabral e a Escola de Formação de Professores “Amílcar Cabral”  de Bolama estão todas com falta de  professores efetivos.ANG/JD/ÂC//SG

 

Sem comentários:

Enviar um comentário