terça-feira, 21 de março de 2023

Finanças públicas/ FMI classifica de “Bom” o desempenho do governo ao abrigo do programa de Facilidade de Crédito Alargado

Bissau,21 Mar 23(ANG) – A Missão do Corpo Técnico do Fundo Monetário Internacional(FMI), chegou ao acordo com as autoridades do país sobre as políticas económicas e financeiras de apoio à aprovação da primeira avaliação do programa da Facilidade de Crédito Alargado.

A revelação é do chefe da Missão do FMI, José Gijon, em conferência de imprensa realizada segunda-feira, em Bissau.

“A Missão do Corpo Técnico do FMI chegou ao fim esta segunda-feira, com registo de “Bom desempenho”, do governo ao abrigo do programa estabelecido”, disse Gijon.

Aquele responsável sublinhou que, com uma única exceção, foram alcançados todos os critérios quantitativos de desempenho para o final de Janeiro de 2023, e concluídas todas as medidas estruturais para final de Março do ano em curso.

Gijon disse que o acordo está sujeito à aprovação do Conselho de Administração do FMI, provisoriamente agendada para Maio de 2023.

Acrescentou que, após a aprovação da  avaliação pelo Conselho de Administração do FMI, a Guiné-Bissau terá acesso a 2.37 milhões de dólares do Direito Especial de Saque(DES), dos cerca de 3.16 milhões de dólares previstos, perfazendo o total de 4.74 milhões de DES de apoio financeiro já disponibilizado nesse quadro pelo FMI.

“Perante uma conjuntura económica complexa, a avaliação concentrou-se no registo dos  progressos alcançados na implementação do programa, atualização  do quadro macroeconómico e o alcance de entendimentos sobre  um conjunto de medidas robustas que assegurem a continuidade da sustentabilidade orçamental”, salientou Gijon.

Segundo José Gijon,  estima-se que o crescimento macroeconómico da Guiné-Bissau terá abrandado para 3,5 por cento, em 2022, em consequência do nível mais baixo de exportação de castanha de caju registado nesse ano.

 Disse  que a inflação aumentou para 7,9 por cento em 2022, devido, em parte, a escalada dos preços das matérias-primas, associada  a guerra na Ucrânia.

Gijon disse que o défice orçamental geral de 2022 situou-se nos 5,8 por cento do Produto Interno Bruto(PIB),  e que a dívida pública permaneceu elevada  em quase 80 por cento do PIB.

Espera-se, diz Gijon, que o crescimento recupere para 4,5 por cento em 2023, e a inflação média mantenha  em 5,5 por cento.

A Missão do FMI esteve em Bissau entre os passados dias 14 e 20 de Março. ANG//ÂC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário