terça-feira, 28 de março de 2023

Desporto-futebol/Guiné-Bissau perde liderança do grupo “A” apos derrota por 1-0 com as Águias da Nigéria

Bissau, 28 Mar 23 (ANG) – A Selecção Nacional de futebol da Guiné-Bissau, perdeu a liderança do grupo A após derrota por 1-0, com a sua congénere da Nigéria.

Em conferência de imprensa, apesar da derrota da seleção da Guiné-Bissau, o técnico nacional Baciro Candé continua confiante na qualificação dos “Djurtus” para a fase final do  Campeonato Africano das Nações (CAN-2024), que decorrerá na Costa de Marfim.

Baciro Candé defendeu que  a  sua equipa deu tudo para garantir o apuramento em casa, mas que,por falta de sorte, acabou perdendo por 1-0.

“Estamos a falar de uma seleção com uma dimensão superior a da Guiné-Bissau. Penso que os guineenses deviam orgulhar-se da dupla exibição que os rapazes fizeram contra essa seleção gigante e com jogadores de outro nível”, sustentou  Candé.

Disse  ser normal perder,  e que o futebol é feito de tudo. “Vencemos  na Nigéria e perdemos em casa, estatisticamente ocupamos a 2ª posição do grupo. Não vejo a razão de tantas críticas porque, matematicamente, a Guiné-Bissau já está no CAN”, disse Baciro Candé.

Faltam  dois jogos no grupo para se confirmar a  qualificação.

Para o técnico nigeriano, o português José Peseiro, o resultado se deve ao fato de sua equipa ter jogado  melhor que a Guiné-Bissau nas duas partidas realizadas,  e por  ter melhores  jogadores. “Isso é uma verdade que os guineenses devem admitir”, disse.

“Perdemos em casa na primeira mão com a Guiné-Bissau por falta de sorte, perdemos muitos golos que podiam garantir a nossa vitoria logo no primeiro encontro, e o mesmo aconteceu no encontro de hoje, mas, filizmente, conseguimos provocar um erro a barra defensiva guineense, e beneficiar de um penalte que resultou no golo que garantiu a nossa vitória”, disse Peseiro.

José Peseiro disse entretanto desejar que a seleção da Guiné-Bissau se qualifique para o próximo CAN-2024, a disputar na Costa do Marfim.

De salientar que a única alteração no mesmo onze inicial que venceu a Nigéria, foi do estremo esquerdo Jeverson Nkada, por motivo da lesão, e como alternativa, o técnico Baciro Candé fez Nanu regressar à titularidade.

A Guiné-Bissau perdeu em casa com a Nigéria e perdeu a líderança do grupo, e ocupa agora a segunda posição  restando-lhe dois jogos, contra  São Tomé e Príncipe e  Sera-Leoa.ANG/LLA//SG

 

Sem comentários:

Enviar um comentário