terça-feira, 28 de março de 2023

Cooperação bilateral/Ministra dos Negócios Estrangeiro exalta parceria com China na construção de infraestruturas no país

Bissau, 28 Mar 23 (ANG) – A Ministra dos Negócios Estrangeiros, da Cooperação Internacional e das Comunidades classificou hoje a República Popular da China de “Parceiro nº 1”,no que se refere a  construção e recuperação de infraestruturas públicas na Guiné-Bissau.

Suzy Carla Barbosa falava no ato de entrega do edifício da antiga sede do Governo, arredores da Presidência da República, reabilitado com apoio da china, e que alberga um Salão de Conferência Internacional .

Disse que é gratificante ver o estado em que o edifício reabilitado ficou, “totalmente renovado com melhores condições de  trabalho”.

“Por isso agradeço à esse  país, por ter sido um parceiro permanente da Guiné-Bissau e sobretudo por ser um parceiro incontornável para o nosso desenvolvimento, por ter construído e reabilitado várias infraestruturas no país, nomeadamente o Palácio da Republica, do Governo, da Justiça, o Estádio Nacional 24 de Setembro entre outras. São obras que marcam o avanço desta Nação e queremos continuar a contar com isso para novos projetos em manga”, disse a chefe da diplomacia guineense.

Falando de novos projetos apoiados pela China, Suzi Barbosa disse estar já prevista a construção de raiz de novo edifício do Ministério dos Negócios Estrangeiros, cujas obras estão orçadas  em 04 milhões de dólares.

“O governo, com a magistratura de influência do Presidente da República vai continuar neste caminho de mudar o rosto do país, através da construção de infraestruturas dignas de receber encontros internacionais, para poder cumprir o objetivo número um, de desenvolver a Guiné-Bissau, deixando uma marca para a geração vindoura e melhorar as condições de vida e de trabalho dos guineenses”, disse a ministra.

O Embaixador da República Popular da China, Guo Ce disse ser uma honra participar no projeto de reparação do Salão de Conferência Internacional do Ministério dos Negócios Estrangeiro, iniciado em Junho de 2022 e foi concluído em Fevereiro do ano em curso.

Ce disse que a inauguração da infraestrutura é  novo fruto da cooperação bilateral entre os dois países e mais uma prova de “ forte amizade sino-guineense”, realçando que será  uma janela importante para demonstração da nova imagem da Guiné-Bissau.

“Acredito que só a inauguração do salão de Conferência internacional pode fornecer uma plataforma favorável para promover a construção nacional, desenvolver a diplomacia e impulsionar a paz regional e internacional. Também acredito que sob a liderança do Presidente da República da Guiné-Bissau Umaro Sissoco Embaló este país alcançará maiores resultados de desenvolvimento e as relações entre as nossas Nações continuarão a avançar”, disse Guo Ce.

O edifício reabilitado  foi construído pelo governo colonial em 1919. ANG/MSC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário