segunda-feira, 20 de março de 2023

Cooperação/Guiné-Bissau e Gâmbia definem estratégias para fortalecimento das relações comerciais

Bissau,20 Mar 23(ANG) – O ministro do Comércio e Indústria disse que a visita ao país do seu homólogo gambiano se enquadra nas orientações dos respetivos chefes de Estado dos dois países,  Umaro Sissoco Embaló e Adama Baró, visando estabelecer uma aproximação comercial entre os dois Estados.


Abás Djaló falava hoje à imprensa depois de um encontro mantido com o ministro gambiano do Comércio, Indústria, Integração Regional e Emprego, Baboucar O. Joof que se encontra no país para uma visita de amizade e de trabalho de cinco dias ao país.

“A Guiné-Bissau e a Gâmbia são  dois países irmãos e têm as mesmas características geográficas e potencialidades económicas. A questão é de colocar em evidências tudo aquilo que os dois países podem oferecer mutuamente”, salientou.

O governante guineense disse que durante a estada no país, o seu homólogo gambiano irá manter vários encontros de trabalho, dentre os quais com o ministro da Administração Pública, Trabalho, Emprego e Segurança Social, bem como com os responsáveis da indústria para adquirir algumas experiências da Guiné-Bissau nesses domínios.

Djaló afirmou que no final da semana serão assinados vários acordos de cooperação entre os dois países, acrescentando que os técnicos vão reunir para definir as áreas concretas que serão privilegiadas.

Por sua vez, o ministro do Comércio, Indústria, Integração Regional e Emprego da Gâmbia disse que veio a Bissau  discutir com o seu homólogo guineense as possibilidades de  fortalecimento das relações bilaterais entre os dois países em particular sobre o  setor de Caju.

Baboucar O. Joof sublinhou que a Gâmbia pretende estabelecer e fortificar o seu negócio no sector de caju, frisando que a Guiné-Bissau como país vizinho e potencial produtor da castanha pode ajudar grandemente nesse sentido. ANG/ÂC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário