quinta-feira, 23 de março de 2023

Obituário/Governo lamenta a perda de economista José Biai

Bissau, 23 Mar 23 (ANG) – O Governo lamentou, em comunicado, a perda do economista guineense José Biai falecido na madrugada de quinta-feira(21) e manifesta as suas condolências e  sentimentos de   pesar  à família enlutada.


“Foi com profunda dor e consternação que o Governo da República da Guiné-Bissau tomou conhecimento do falecimento, esta madrugada, na sua residência, em Bissau, do José Biai, que exerceu várias funções governativas, entre elas as de Ministro de Economia, Plano e Integração Regiona”, refere o comunicado hoje enviado à ANG.

O documento acrescenta  que,  ciente dos valores que o malogrado encarnava e perseguia, quer na condição de economista sénior quer na de governante, delibera, nos termos da alínea d) do no 1 do artigo 12 0 do Decreto-Lei no 1/2020, de 27 de agosto, que vai realizar o funeral do José Biai com honras fúnebres.

"Quadro de sólidos conhecimentos académicos e um economista impoluto, José Biai deixa, para a memória coletiva do nosso Povo, o legado de um patriota humilde, de excelente quadro que acumulou saber na área da economia e que, em vida, muito contribuiu para a viabilização do quadro negocial entre o Governo e os parceiros de cooperação, particularmente os de Bretton Woods”, lê-se no comunicado.

O Partido  Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), de que o malogrado é militante, endereçou, em nome do seu líder Domingos Simões Pereira,  em nome do Presidente do Partido, Domingos Simões Pereira, as suas  sentidas condolências à familia enlutada.

Segundo o comunicado do PAIGC, José Braima Biai, foi  Estudante da Escola Piloto nos anos 60 e 70 em Conakry, também foi dos primeiros quadros superiores  formados na área da Economia , através de uma bolsa  de estudos concedido pela então União Soviética ao PAIGC.

José Braima Biai foi ainda quadro sênior do Fundo de Desenvolvimento Industrial (FUNDEI), nos 90, antes de integrar o Ministério do Plano, onde, enquanto Director-Geral, se destacou como expert na elaboração de projetos e planos. ANG/MI/ÂC//SG

 

Sem comentários:

Enviar um comentário