segunda-feira, 20 de março de 2023

 Moçambique/Freddy fez 86 mortos  e quase 500 em toda a África Austral

Bissau, 20 Mar 23 (ANG) - As autoridades moçambicanas dão conta de pelo menos 86 mortos no país devido à passagem do cicloce Freddy, com este fenómeno climático extremo a fazer quase 500 vítimas mortais em toda a Àfrica Austral.


O Governo está agora preocupado com o surto de cólera em Quelimane, na Zambézia.

O desabamento de casas, afogamentos e a morte por descargas atmosféricas são alguns dos factores.

As chuvas, que agravaram o já deficitário sistema de saneamento existente na cidade, resultaram na eclosão em Quelimane, província da Zambézia, de uma epidemia de cólera.

Eduardo Samo Gudo, director do Instituto Nacional de Saúde, revela que a doença já matou 12 pessoas e estão internadas outras 400, num total de 900 casos detectados até agora. 

"Há um bairro em particular, que é o bairro de Icidua. De todos os casos diários, ele reporta cerca de um terço em toda a cidade de Quelimane que estão internados nos dois centros de tratamento. Já visitámos este bairro e eu diria que a situação é muito preocupante. A questão da água será um desafio nas próximas horas, devido às restrições e nós não podemos controlar a cólera sem água", afirmou Eduardo Samo Gudo.

No Malaui, continuam também a fazer sentir-se as consequência do ciclone Freddy, com 360 mortos e mais de 500 mil pessoas afectadas pelas consequências deste fenómeno natural e mais de 183 mil deslocadas, segundo as Nações Unidas. A UNICEF lembra que devido ao ciclone Freddy, há 280 mil crianças em urgência extrema no Malaui. Também neste país há um grande risco de cólera e de outras doenças associadas. ANG/RFI

 

Sem comentários:

Enviar um comentário