quinta-feira, 30 de março de 2023

CPLP/Presidente cessante do IILP considera de positivos dois mandatos na organização

Bissau, 30 Mar 23 (ANG) - O Presidente cessante do Instituto Internacional  da Língua Portuguesa (IILP) considerou, quarta-feira, de positivos os dois mandatos à frente daquela organização lusófona, uma vez que segundo ele,  o principal objetivo fora atingido.


Incanha Intumbo falava à saída do encontro com o Presidente da República no âmbito de uma visita de cortesia que efetuou para fazer o ponto de situação da visão da Guiné-Bissau durante dois mandatos que realizou no IILP.

“Foi um encontro cordial na qual socializamos o que aconteceu de mais importante durante os meus dois mandatos. Na realidade o nosso compromisso era implementar a visão da Guiné-Bissau e de certa forma trabalhar a visibilidade do país a nível internacional, mas, felizmente, conseguimos isso”, disse.

Incanha Intumbo sustentou que, no fim do mandato algumas instituições de tradição linguística diferente procuraram o IILP para perceber como é que trabalharam e quais são os projetos que desenvolveram, tendo comentado que tudo isso, mostra com que serviram de exemplo para outros.

“Trouxemos algumas ações à Guiné-Bissau, levamos outras à Cabo-Verde, Angola e São-Tomé. Infelizmente não conseguimos chegar Timor Leste. Mas em Moçambique temos uma ação muito forte em curso neste momento que é a elaboração de um dicionário de Português”, contou aquele responsável.

Incanha salientou que, o referido dicionário,  é o primeiro da Língua Portuguesa a ser elaborado fora de Portugal e Brasil e que felizmente está a dar visibilidade à IILP naquele país.

Questionado sobre como foi o processo de tornar a visibilidade de IILP na Guiné-Bissau, Intumbo respondeu que, tiveram ação de Portal Porssor da Língua Estrangeira (PPLE) que visou formar pessoas em português no contexto guineense.

“Através do PPLE foram feitos os manuais para o ensino da Língua Portuguesa com a finalidade de permitir que qualquer pessoa que tenha acesso ao manual, tenha igualmente a oportunidade de apreender a Língua Portuguesa  autonimamente e que também pode usar esse material na sala de aulas”, esclareceu.

O Presidente cessante de IILP disse que fizeram também uma sessão de apresentação do IILP na Guiné-Bissau,  em 2019.

Por outro lado, Incanha considerou a gestão multilateral do IILP de difícil, uma vez que, mesmo tendo o poder de decisão, deve-se  fazer uma concertação com os  parceiros antes de se implementar qualquer que seja ideia. ANG/AALS/ÂC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário