terça-feira, 21 de março de 2023

Legislativas antecipadas/Governo e PNUD assinam quarta-feira um acordo de apoio ao processo eleitoral de 4 de Junho

Bissau, 21 Mar 23 (ANG) – O  Governo e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento(PNUD)  assinam na, quarta-feira, (22)  um acordo  para apoio técnico e financeiro  à realização das eleições legislativas antecipadas, marcadas para 04 de Junho, no âmbito de  Projecto de Apoio aos Ciclos Eleitorais PACE (2023-2025) na Guiné-Bissau.

Segundo um  comunicado à imprensa do PNUD, enviado hoje à ANG,  o Projecto PACE 2023-2025 será centrado em  três áreas estratégias principais, nomeadamente a Capacidade, Inclusão e Paz.

Segundo o comunicado, a estratégia de assistência eleitoral do PNUD para o ciclo eleitoral  2023-2025 baseia-se em abordagens complementares que visam capitalizar, tanto as realizações reconhecidas na organização e gestão dos processos eleitorais pelas autoridades competentes da Guiné-Bissau, assim como as lições aprendidas com assistência do ciclo eleitoral na Guiné-Bissau.

Relativamente a Capacidade, o Programa vai reforçar a capacidade e preparar a Comissão Nacional das Eleições(CNE), para administrar, eficazmente, os processos eleitorais de uma forma credível, através de apoio à aquisição e assistência técnica, com este última centrada em áreas que ajudarão a diminuir a necessidade de assistência técnica futura.

O acordo, refere o comunicado, irá contribuir para a melhoria da participação e representação das mulheres, jovens, idosos, pessoas com deficiência, populações rurais e outras populações historicamente marginalizadas através de atividades destinadas a promover a participação e a apropriação dos processos eleitorais.

Referente a Paz, o PNUD pretende reduzir as tensões e disputas relativas ao processo eleitoral através de estabelecimento de novos mecanismos, ou reforço dos mecanismos existentes, que contribuem para a prevenção e mitigação de conflitos. ANG/MI/ÂC//SG   
        

Sem comentários:

Enviar um comentário