quarta-feira, 29 de março de 2023

          CPLP/Guiné-Bissau acolhe exercício militar dos países lusófonos

Bissau, 29 Mar 23 (ANG) - A Guiné-Bissau acolhe, pela primeira vez, o exercício Felino que consiste em juntar militares dos países da comunidade lusófona para alguns dias de treino e ações simuladas de intervenções em missões de apoio à paz e de ajuda humanitária.

Neste exercício conjunto, vai testar-se a capacidade operacional e táctica dos militares em situações extremas de missões, por exemplo, sob a égide das Nações Unidas. Neste encontro de Bissau, que decorre durante três dias, estão reunidos cerca de 60 militares, na sua maioria guineenses.

O general Samuel Fernandes, porta-voz do Estado-Maior das Forças Armadas da Guiné-Bissau detalhou do que se trata o exercício Felino.

"Os exercícios militares foram conceptualizados pelas autoridades militares da CPLP em cumprimento das orientações emanadas pelos respectivos ministros da Defesa com a finalidade de gerar e aperfeiçoar as capacidades tácticas dos Estados-membros, promovendo a normalização de doutrinas tácticas tecnicas e procedimentos de forma  a formar uma força de tarefa conjunta de apoio à paz e humanitária sob a égide das Nações Unidas", declarou o militar.

Angola, São Tomé e Príncipe, Guiné Equatorial e Moçambique não vão participar no exercício que decorre em Bissau. Não foi explicado o motivo destas ausências. ANG/RFI

 

Sem comentários:

Enviar um comentário