quinta-feira, 13 de fevereiro de 2025

Regiões/Mulheres horticultoras da tabanca de Fontche, Sector de Bissorã lamentam falta de água para irrigação

Oio, 13 Fev 25 (ANG) – A Presidente da Associação das Mulheres Horticultoras da povoação de Fontche, secção Binar, no sector de Bissorã, região de Oio, lamentou esta quarta-feira a falta de água canalizada para irrigação dos seus produtos.

Maria Santa Helena manifestou a sua preocupação numa entrevista  ao correspondente da ANG na região de Oio, na qual diz que  graças ao trabalho de rega conseguem sustentar a família e pagar a escola dos filhos.

Disse  que o espaço de lavoura não tem condições adequadas, uma vez que não estão vedados e os animais estragam os seus produtos.

Helena acrescentou que se levantam as 4 de manhã para procurar água para regar.

Apelado ao Governo e às organizações que não fazem parte do Estado a apoiá-las com fontenários para irrigação e sementes.

A horticultora contou que cultivam vários  legumes: a pimenta, malagueta e tomates, mas que enfrentam com dificuldades para combater as pragas que têm estado a destruir as suas plantações.

Para  fazer face à essa situação, apela ao Ministério da Agricultura e Desenvolvimento Rural para  ajudá-las com inseticidas para combater as pragas.

A Associação das  Horticultoras de Fontche conta com cerca de 80 mulheres.ANG/MSC/ÂC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário