sexta-feira, 14 de maio de 2021

 

Sociedade/Presidente da Republica recebe dois norte americanos de descendentes da Guiné-Bissau

Bissau, 14 mio 21 (ANG) - O Presidente da República recebeu  quarta-feira dois cidadãos norte americanos descendentes da Guiné-Bissau e que manifestaram a  intenção de voltar à terra dos seus antepassados.

Em declarações à imprensa, a saída do encontro com o Presidente guineense Sissoco Embalo, o nadador norte americano,  Siphiwe Baleka disse que os seus antepassados foram levados para a América e lá não lhes permitiram falar os seus dialectos, mas que hoje em dia,  conseguiram descobrir as suas origens, graças a testes de DNA e que  muitos já estão a fazer o mesmo para descobrirem as suas origens.

Siphiwe Baleka afirmou que não são turistas, nem investidores, estão na Guiné-Bissau, porque é a terra deles.

“Hoje é um dia histórico, por sermos recebidos pelo Chefe de Estado, isso tem um grande significado para nós”, disse.

Para os que estão nos Estados Unidos de América, ao verem a imagem do encontro com o Presidente Embaló, deve ser um momento de muito orgulho e de sentimento.

Baleka disse acreditar que os guineenses estão a vé-los como irmãos e não como americanos perdidos e que hoje decidiram voltar a sua terra.

Por sua vez, Robet Bumpers afirmou  que sentiu-se reconectado com a terra de onde partiram os seus antepassados.

Disse que tudo  isso foi possível graças ao teste de DNA que fez no ano passado que lhe permitiu a descoberta de que ele é filho de uma mulher que faz parte da Guiné-Bissau.

Segundo Robet Bumpers, é a partir desse momento que sentiu a vontade de  reconectar com a terra de onde a sua mãe foi furtada e levada para América forçosamente.

Disse que sente-se orgulhoso de  ser o primeiro da  família à voltar e conhecer a terra de onde partiram os seus ancestrais.ANG/LPG/ÂC//SG

 

 


Sem comentários:

Enviar um comentário