segunda-feira, 10 de maio de 2021

      Obituário/PAIGC envia condolência à família  do empresário  Cadogo-Pai

Bissau 10 Mai 21 (ANG) – O Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), enviou hoje em nome daquela organização politica e do seu Presidente uma mensagem de condolência aos familiares do empresário e ex-ministro da Justiça e Poder Local, Carlos Domingos Gomes, vulgo Cadogo Pai, falecido no passado dia 08 do mês em curso, em Portugal, vitima de doença prolongada.

De acordo com uma nota à imprensa à que a ANG teve acesso, o partido lembra que o malogrado foi dos primeiros guineenses a se destacar no sector empresarial, tendo desde a época colonial, estabelecido os seus negócios com sucesso, proeza que lhe valeram a alcunha de “Carlos Banco”,.

“Nos primeiros anos pós-independência contribuiu para emergência da nova classe empresarial, tendo sido um dos fundadores da Câmara do Comércio, Indústria, Agricultura e Serviços(CCIAS).

A nota refere que,  nos anos 90, após ter desempenhado um “papel importante” , através de iniciativas cívicas, no processo de abertura politica e multipartidária ,Carlos Domingos Gomes, seria candidato independente às Eleições Gerais de 1994, tendo tido como base de apoio o Partido da Convergência Democrática (PCD) e certas franjas da Sociedade Civil.

Segundo o documento o malogrado apesar da derrota sofrido no escrutínio e , com o advento da nova República, passou a estabelecer pontes entre os diferentes actores políticos e sociais desavindos pela dinâmica da Democracia Pluralista, e que no decurso  do conflito político-militar de 1998/99 teria contribuído “inestimavelmente” na reaproximação entre as partes em desavença, contribuindo e fazendo parte na instituição do então Governo de Unidade Nacional.

“Figura consensual de referência no sector empresarial e reserva moral na sociedade guineense, Cadogo Pai, deixa o legado de uma figura trabalhadora , honesta e frontal, que sempre amou o seu país. Nesta hora de dor e consternação, o PAIGC e o seu Presidente Domingos Simões Pereira endereçam as suas mais sentidas condolências à família enlutada”, lê-se na missiva dos libertadores.ANG/MSC/ÂC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário