Dia Mundial da Língua Portuguesa/ʺDomínio de qualquer língua é vantajoso para as pessoasʺ, diz Armando Procel
Bissau, 06 Mai 21 (ANG) - O jurista e ex-deputado e mentor da ideia inicial da lei de obrigatoriedade de uso da língua portuguesa na Assembleia Nacional Popular e instituições estatais defende que o domínio de qualquer língua é uma vantagem para as pessoas.
Armando Procel que falava quarta-feira em entrevista à ANG, por ocasião do Dia Mundial da Língua Portuguesa assinalado quarta-feira, 05 Maio, afirmou que a ideia inicial sobre obrigatoriedade da uso da língua portuguesa foi dele e que aproveitou o fato de ser deputado e professor para fazer um projecto de lei que teve anuência de todos os parlamentares, incluindo do Presidente da ANP na sétima legislatura, e que acabou por ser aprovada por unanimidade.ʺOs deputados falam mais em crioulo para que todos os guineenses entendam o que querem dizer, mas não podemos perder de vista que pertencemos ao mundo, e no mundo actual, nós lutamos pela ciência e elas têm que ser realmente em línguas científicas porque tudo que escrevemos, lemos têm a haver com a escola que se assimila em língua francesa, inglesa ou em portuguesa”, explicou.
Armando Procel recomenda aos deputados para se esforçarem para falar português, e sustenta que qualquer de nós que observamos e vimos noticiários na RDP e RTP, podemos acompanhar os deputados dos outros países como Angola, Moçambique e outros mais eles não podem acompanhar o que os deputados da Guiné-Bissau falam em crioulo.
De acordo com Armando Procel, o parlamento deve se preocupar com esta situação e fazer com que os deputados colaborem na implementação da língua no parlamento.
Referiu que neste momento a ANP tem uma professora portuguesa que ensina a língua de camões aos deputados para superarem o dialeto e disse que hoje, a língua portuguesa é falada por 265 milhões de pessoas e é considerada a língua mais falada no Hemisfério Sul.
Procel pede aos professores para serem um exemplos perante os seus alunos, não só no sentido de exigir mas sim de falar português nos seus gabinetes, nas salas de aulas e nos recintos escolares para que possam encorajar as alunos a falar.
A lei 7/2007 da obrigatoriedade de uso da língua portuguesa nos departamentos do Estado e nos meios de comunicação social audiovisuais públicos e privados foi aprovada no dia 12 de Novembro de 2007 e publicado no Bolectim Oficial numero 46 do mesmo ano. ANG/MI/ÂC//SG
Sem comentários:
Enviar um comentário