quinta-feira, 1 de setembro de 2022

        Rússia/Putin não vai ao funeral de Gorbachev, anuncia Kremlin

Bissau, 01 Set 22 (ANG) - O presidente russo, Vladimir Putin, não vai estar pres
ente no funeral do último líder da União Soviética, Mikhail Gorbachev, este sábado, devido a restrições de agenda, segundo o Kremlin (presidência russa).

A informação foi conhecida numa conferência de imprensa, citada pela agência Reuters, em que o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, terá dito que Putin prestou as suas homenagens ao antigo líder já esta manhã quando visitou o Hospital Clínico Central de Moscovo, onde Gorbachev morreu, na terça-feira.

Assim, não deverá estar presente no funeral devido a restrições de agenda.

Apesar de não estar presente, o actual presidente deixou uma mensagem de condolências divulgada quarta-feira, onde fala de "um político e estadista que teve uma grande influência na História mundial".

Recorde-se que o corpo de Gorbachev estará em câmara ardente durante algumas horas, das 10h00 às 14h00 locais (das 06h00 às 10h00 hora de Bissau), e o público terá acesso ao local.

Segundo confirmação do porta-voz da Fundação Gorbachev, citado pela agência espanhola EFE.

Quanto a um funeral, que em princípio não será de Estado mas aberto ao público, este decorrerá durante estas horas no Salão das Colunas da Casa dos Sindicatos, em Moscovo.

O ex-líder da União Soviética Mikhail Gorbachev morreu na terça-feira, dia 30 de Agosto, aos 91 anos.

Entretanto, o Papa Francisco lamentou quarta-feira a morte do antigo líder soviético Mikhail Gorbachev, que morreu na terça-feira num hospital de Moscovo, lembrando-o como um respeitado homem de Estado.

Num telegrama enviado à filha de Gorbachev, Irina, Francisco declarou que o antigo líder soviético foi "um respeitado homem de Estado".

"Gostaria de oferecer as minhas mais sinceras condolências a todos os membros da sua família e a todos que viram nele um respeitado homem de Estado", escreveu Francisco numa comunicação surpreendente,

Já que não foi escrita pelo secretário de Estado do Vaticano, cardeal Pietro Parolin, como é habitual nestes casos.

Francisco também lembrou "com gratidão o seu compromisso perspicaz com a harmonia e a fraternidade entre os povos" e "com o progresso do seu país num momento de mudanças importantes".

O diário L'Osservatore Romano também prestou homenagem ao ex-líder soviético e colocou na primeira página da edição desta quarta-feira uma imagem do encontro histórico no Vaticano entre Gorbachev e João Paulo II, em 01 de Dezembro de 1989, com o título "Um humanista visionário".

O funeral do último líder da União Soviética, Mikhail Gorbachev, que morreu na terça-feira aos 91 anos, irá realizar-se no sábado, 03 de Setembro, em Moscovo, indicaram hoje as agências noticiosas, citando a filha e a fundação do político.

Gorbachev, que conduziu a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) desde 1985 até ao seu colapso em 1991, morreu na noite de terça-feira em Moscovo, devido a uma "longa e grave doença", avançou o Hospital Clínico Central de Moscovo, onde estava a ser tratado. ANG/Angop

 

Sem comentários:

Enviar um comentário