sexta-feira, 18 de julho de 2025

 XVª Cimeira da CPLP“CPLP deve servir  de exemplo de cooperação entre Estados face aos desafios económicos, sociais e climáticos que o mundo enfrenta”, diz PR

Bissau, 18 Jul 25 (ANG) – O Presidente da República disse que  a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa(CPLP) deve servir de exemplo de concertação, cooperação e solidariedade entre Estados-membros de diferentes dimensões territoriais, demográficas, valores culturais e condições socioeconómicos , face aos desafios geopolíticos humanitários, económicos, sociais e climáticos que o mundo enfrenta.

Umaro Sissoco Embaló  discursava hoje na abertura da XV Cimeira dos Chefes de Estado  e de Governo da CPLP, a decorrer  em Bissau, sob o lema, “A CPLP Soberania Alimentar - Um Caminho para o Desenvolvimento Sustentável", após ter assumido a presidência rotativa da Organização, para um mandato de dois anos

“Estamos aqui reunidos para   celebrar uma comunidade unida por laços históricos, culturais e linguísticos. A Guiné-Bissau considera a vossa presença uma clara demonstração do vosso compromisso com os valores fundamentais da CPLP que são: a amizade sincera, o respeito mútuo a solidariedade fraterna e a cooperação”.

Acrescenou que o povo  guineense abre os seus braços a cada um dos Estados-membros, aos observadores associados, aos  parceiros de desenvolvimento e à todos os que contribuem para tornar a CPLP mais forte, mais coesa, mais relevante e solidária.

Sissoco Embaló disse  que a Cimeira é uma oportunidade para se  refletir sobre os  avanços que foram conseguidos, reforçar os  compromissos e traçar caminhos mais ambiciosos para o futuro da Comunidade.

A XV cimeira de chefes de Estado e de Governo terão lugar na sexta-feira, com a seguinte ordem do dia:  Apresentação do Relatório do Secretário Executivo, Dr. Zacarias da Costa ,apresentação das Recomendações da V Reunião Ordinária do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional da CPLP (CONSAN-CPLP) pelo presidente do CONSAN-CPLP, Keta Baldé, apresentação das prioridades da presidência guineense da CPLP para o biénio 2025-2027, pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros, da Cooperação Internacional e das Comunidades da Guiné-Bissau, Carlos Pinto Pereira,  debate político subordinado ao tema: “A CPLP e a Soberania Alimentar: Um Caminho para o Desenvolvimento Sustentável”, por ordem alfabética e de precedência.

Estão igualmente previstas a apreciação das Recomendações do Conselho de Ministros ,a  aprovação dos Projetos de Resolução, aprovação do Projeto da Declaração “A CPLP e a Soberania Alimentar: Um Caminho para o Desenvolvimento Sustentável” , a  eleição do Secretário Executivo da CPLP (2025-2027).

ANG/LPG

 

Sem comentários:

Enviar um comentário