quinta-feira, 8 de janeiro de 2026

Saúde/Bissau acolhe 2ª Reunião do Comité Internacional de Pilotagem do Projecto Cares-2

Bissau, 08 jan 26(ANG) – A capital Bissau, acolhe hoje, dia 08 do corrente mês, a 2ª Reunião do Comité Internacional de Pilotagem do Projecto de Pesquisa em Casamansa e na Guiné-Bissau sobre resistência ao VIH e Saúde Sexual (CARES-2), como um órgão estratégico de orientação e seguimento das actividades desenvolvidas no quadro desse projecto.

Ao presidir a cerimónia de abertura do evento, o Director Geral da Prevenção e Promoção da Saúde, Armando Sifna disse que o Projecto CARES-2 surge num contexto em que os desafios relacionados ao VIH, às hepatites virais, em particular a hepatite B, e ao papilona virus humano continuam a representar uma importante carga para os sistemas de saúde e para as populações vulneráveis.

Neste sentido, prosseguiu, o CARES visa contribuir de forma concreta para a melhoria do estado de saúde das populações da Casamansa e da Guiné-Bissau, através do reforço da capacidade dos sistemas de saúde na gestão clínica e comunitária desses problemas em alinhamento com os Objectivo do Desenvolvimento Sustentável.

“Gostaria de destacar que esta segunda  fase do CARES não apenas consolida as conquistas e os resultados positivos alcançados na fase anterior, mas também integra novos componentes que envolve novos parceiros técnicos, amplia as áreas de intervenção e reforça o impacto das acções junto das populações mais vulneráveis, tanto no Senegal como na Guiné-Bissau”, salientou.

Armando Sifna disse que os resultados já alcançados são encorajadores, frisando que o projecto tem contribuído significativamente para o reforço do Sistema Nacional de Saúde, nomeadamente através de formação contínua de técnicos das diferentes estruturas das regiões sanitárias do país.

Adiantou ainda que o projecto fortalece as capacidades de diagnóstico precoce de VIH SiDA, Hapatites virais e Papilona vírus humano a nível comunitária.

Por sua vez, a Diretora Nacional da Enda Santé Guiné-Bissau, disse que, pretendem com a realização da 2ª Reunião do Comité Internacional de Pilotagem do Projecto CARES-2, fazer um ponto de situação da implementação do projecto, ou seja o que foi feito desde 2023 até 2025 tanto na Guiné-Bissau como no Senegal.

Katia Ribeiro Barreto sublinhou que, ao mesmo tempo, o encontro vai servir de discussões de resultados bem como elaborar as recomendações e orientações estratégicas que orientam a intervenção do projecto no futuro.

Aquela responsável salientou ainda que durante a reunião de Bissau serão apresentadas próximas etapas relativas a implementação do projecto, ou seja, o que foi feito e as futuras planificações visando a implementação do terceiro ano do projecto.

Disse que participam no encontro diferentes parceiros, que implementam o projecto ao nível da Guiné-Bissau e no Senegal bem como do parceiro financiador representada pela Embaixadora de Luxemburgo residente em Dakar.ANG/ÂC

Sem comentários:

Enviar um comentário