sexta-feira, 9 de janeiro de 2026

Transição/Conselho Permanente de Concertação Social subscreve a decisão de aprovação do Orçamento Geral do Estado para 2026

Bissau, 09 jan 26(ANG) - O Conselho Permanente de Concertação Social (CPCS). Manifestou o seu apoio a decisão do Governo de aprovar o Orçamento Geral do Estado (OGE) para o ano de 2026.

A decisão do CPCS, foi tomada quarta-feira, 8 de Janeiro do ano em curso, durante a sua reunião ordinária realizada em Bissau sob presidência do Primeiro Ministro de Transição Ilídio Vieira Té.

De acordo com o comunicado do referido Conselho a que ANG teve acesso, indica que, depois da apresentação, o documento foi amplamente debatido pelos seus membros, tendo sido aprovado por unanimidade e no final dos trabalhos, o CPCS manifestou solidariedade com o Governo, reconhecendo os esforços em curso para assegurar a estabilidade económica e social do país

No ponto das informações gerais, os representantes dos trabalhadores elogiaram as medidas adotadas pelo Executivo no domínio da segurança rodoviária, numa altura em que o país enfrenta um número elevado de acidentes com perdas significativas de vidas humanas.

Por outro lado, a representação dos empregadores expressou expectativa de que 2026 venha a ser um ano de retoma e crescimento económico, apesar dos desafios previstos.

Ao encerrar a reunião, o Primeiro-Ministro de Transição desejou um feliz Ano Novo a todos os membros do Conselho e reiterou o compromisso do Governo com a promoção de um diálogo social construtivo, considerado essencial para a consolidação da paz social e do desenvolvimento nacional.

O Conselho de Ministros do Governo de Transição aprovou na passada terça-feira, 30 de dezembro de 2025, com alterações, a proposta de Lei do Orçamento Geral do Estado (OGE) para o ano económico de 2026, prevendo uma receita total de 530.689 milhões de francos CFA e uma despesa de igual montante, com um défice global estimado em 79.780 milhões de francos CFA.

ANG/MI/ÂC



Sem comentários:

Enviar um comentário