terça-feira, 25 de maio de 2021

       Angola/Presidente  exonera militares devido a operação anticorrupção 

Bissau, 25 Mai 21 (ANG) - O Presidente da República, João Lourenço, exonerou através de um decreto, seis oficiais generais da Casa de Segurança do Presidente da República, depois de consultar o Conselho de Segurança do país.

Entre os exonerados destacam-se os generais Ernesto Pires
, consultor do Ministro de Estado e Chefe da Casa de Segurança do Presidente da República e Angelino Vieira, secretário para o pessoal e quadros. Outros oficiais são mencionados no Decreto Presidencial, que não se refere as causas das exonerações.

As exonerações no núcleo castrense, que garante a segurança do Presidente João Lourenço, foram anunciadas no momento da publicação de uma nota de imprensa da Procuradoria Geral da República.

Segundo a nota da Procuradoria Geral da República angolana, foi efetuada a apreensão de vários milhões de dólares, euros e kwanzas, no âmbito de um processo de investigação à oficiais afectos a Casa de Segurança do Presidente da República.

O valor global apreendido não foi divulgado  O Ministério Público Angolano, esclarece que na acção, foram encontrados valores monetários em dinheiro sonante, guardados em caixas e malas.

A investigação  prossegue para determinar o real valor do dinheiro, viaturas e imóveis de luxo apreendidos no país e no estrangeiro.

Os oficiais generais sao suspeitos de cometimento de crimes, peculato, retenção de moeda, assim como associação criminosa entre outros factos por determinar.ANG/Angop

 

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário