terça-feira, 25 de maio de 2021

Dia de África/Secretário de Estado da Juventude diz que  o desafio do Governo é empoderamento económica das populações

Bissau, 25 mai 21 (ANG) – O secretário de Estado da Juventude e Desportos disse que  o desafio do  Governo é organizar mais, promover a saúde,  educação e empoderamento economicamente as populações, tendo como foco a juventude.

Florentino Fernando Dias falava esta terça-feira na cerimónia de abertura de 1º Fórum Pan-Africano Inter-geracional organizado pela Coligação da Juventude dos PALOP sob o lema: ”Pan-Africanismo no século XXI: A nossa saúde, os nossos direitos, o nosso futuro”, no âmbito da celebração do Dia de África que se assinala hoje.

Dias disse que o seu governo tem a consciência dos seus desafios, por isso, destacou no seu plano para o setor da juventude, o empoderamento económico dos jovens, tendo como máxima, jovens saudáveis, capacitados e com emprego de qualidade.

Acrescentou que isso passa pela realização de um conjunto de ações coordenadas com vários setores governamentais e não-governamentais do país para retirar o máximo de proveito nos setores do desenvolvimento onde o país apresenta vantagem comparativa como agropecuária, pescas, cultura, turismo associado a inovação e ao empreendedorismo.

O titular da pasta da Juventude afirmou que o lema eleito traduz a expressão da juventude africana que em média de seis séculos após as independências vive sufocada pelo subdesenvolvimento do continente.

“A concorrência em mais diversos setores e com implicação directa na sua qualidade de vida, limitando com efeito a exploração da sua potencialidade, impõe-se uma libertação de verdade de África”, referiu.

Aquele responsável salientou que a verdadeira libertação de África exige de todos uma ação conjunta, robusta, voluntária e de total entrega à causa social africana.

Sustentou ainda que exige uma visão ousada e empreendedora baseada no máximo aproveitamento do dividendo demográfico, pois, segundo diz, “em cada momento da história é nos entimados ação como outrora se exigiu e foi heroicamente correspondido aos homens africanos ao processo de libertação da África do jugo colonial”.

“A África reclama de nós a paz, a estabilidade e o desenvolvimento sustentável, uma reivindicação legítima. Temos uma natureza ímpar capaz de tornar autosustentável o continente, uma cultura rica e variável e uma população essencialmente jovem”, salientou.

Em nome do governo, Dias felicitou à todos os Povos africanos por esta “data gloriosa”,  e parabenizou  a Coligação da Juventude da Língua Oficial Portuguesa, por esta digna
ação de reflexão do Dia de África, um continente que segundo ele,  a força e esperança reside na juventude.

A cerimónia comemorativa do Dia de África organizada pela Coligação da Juventude dos PALOP contou com a presença dos representantes de Angola, Brasil, Cabo Verde e do Secretariado Executivo da CPLP. ANG/DMG/ÀC//SG      

Sem comentários:

Enviar um comentário