terça-feira, 25 de maio de 2021

PALOP/“O nosso Povo se identifica com África”, diz Coordenador nacional de Juventude  

Bissau, 25 Maio 21 (ANG) – O Coordenador Nacional da Juventude dos Países Africanos de  Língua Oficial Portuguesa (PALOP) destacou esta terça-feira  que as  nações africanas e seus Povos  são conhecidos noutras partes do mundo como afrodescendentes, pelo que se identifiquem com a África.

Suaré Baldé falava  na cerimónia de abertura do 1º Fórum Pan-Africano Inter-geracional, organizado pela Coligação da Juventude dos PALOP, sob o lema: ”Pan-Africanismo no século XXI: A nossa saúde, os nossos direitos, o nosso futuro”.

Disse que a data de 25 de Maio de 1963 visava promover a unidade e solidariedade entre os Povos e Estados africanos e que nesse momento em que a Guiné-Bissau se esforça para se reencontrar consigo mesmo, a realização desse Fórum significa um impulso de se reencontrar com a África que é a parte indispensável da essência e das  raízes africanas.

Questionado sobre o porquê da escolha de 25 de Maio para a realização do Fórum, Suaré disse que fez-se coincidir o evento com o dia para se poder refletir sobre os acontecimentos nos diferentes países de África, sobretudo no que diz respeito à inversões da  Ordem Constitucional.

Sustentou que também querem chamar a atenção aos governantes e diferentes gerações da população africana para se  refletirem nesse dia especial da África.

O convite é para se reflectirem, segundo suas indicações, sobre “os terceiros mandatos repetitivos que  agora estão a ser o modelo, as ondas de rebelião em muitos países africanos, o nível de corrupção nos diferentes Estados do continente africano”.

Ao responder a pergunta dos jornalistas sobre os benefícios da Guiné-Bissau por fazer  parte da Coligação da Juventude dos países Africanos da Língua Oficial Portuguesa (PALOP) do qual ele é o coordenador nacional, Baldé disse que o benefício é enorme, justificando que independentemente do país estar representado também preside a mesa da Assembleia-geral da referida organização.

Suaré Baldé acrescentou que a Guiné-Bissau é a 1ª vice-coordenadora ao nível central  e que o país nesse momento, através da sua organização da Sociedade Civil é das mais destacadas da Comunidade dos Países da Língua Portuguesa (CPLP).

Adiantou que estão em curso  muitos projetos com a UNICEF Internacional  e que o país, ao nível de todas as regiões, vai começar a beneficiar gradualmente dessa integração na organização.

Os participantes vão debruçar sobre os temas: liderança numa nova perspetiva juvenil e Pana africanismo revolucionária, Justiça tradicional e os processos da sua institucionalização e o reconhecimento, Abandono das mulheres de zonas rurais enquanto entidades mais esquecidas da pirâmide social da Guiné-Bissau, entre outros. ANG/DMG//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário