terça-feira, 18 de maio de 2021

Visita Presidente português/Marcelo Rebelo de Sousa garante que Portugal e Guiné-Bissau vão trabalhar no aperfeiçoamento de um Estado de direito democrático

Bissau, 18 Mai 21 (ANG) – O Presidente de Portugal garante que o seu país e a Guiné-Bissau vão trabalhar ainda mais na saúde, educação, formação, na reforma administrativa e no aperfeiçoamento de um Estado de direito democrático.

A garantia do Chefe do Estado português que está de visita de 24 horas ao país, foi dada hoje na comunicação conjunta com seu homólogo guineense Umaro Sissoco Embaló.

Rebelo de Sousa acrescentou que os dois países vão trabalhar ainda mais no domínio de infraestruturas, nas águas ou nas energias renováveis, no turismo e nas pescas.

“Vamos trabalhar mais no aperfeiçoamento do Estado de direito democrático, naquilo que é tão importante no quadro da nossa  vivência e deve ser cada vez mais, no futuro”, disse.

Marcelo Rebelo de Sousa foi agraciado com a medalha Amílcar Cabral, a mais alta condecoração nacional , por decreto presidencial nº 36/2021.

Ao reagir a receção de medalha, Rebelo de Sousa disse que, desde  a sua chegada, segunda-feira, ao país, sentiu que o Povo guineense já estava a dar-lhe a medalha Amílcar Cabral, antes mesmo de ele imaginar que podia vir a receber esse galardão das mãos do Presidente da Guiné-Bissau.

“Senti a sensação de que é uma medalha dada à Portugal, aos portugueses, ao Povo português, dada pelo Povo guineense numa amizade antiga, forte, sincera e em muitos casos apaixonada, e agradeço ao Povo guineense por aquilo que é esta condecoração que, para mim, é uma lealdade, uma fraternidade que é correspondida por Portugal”, destacou.

O chefe de Estado português disse que, o que perdura, para além de eles, como  dois Presidentes, Primeiro-ministro, parlamentares, líderes partidários, responsáveis políticos ou militares são os protagonistas temporários de uma história que lhes ultrapassa.

Afirmou que têm que estar à altura dessa história feita cada vez mais do futuro, porque é isso que “verdadeiramente conta”, e que eles passam mas o Povo fica.

Sublinhou  que esta condecoração só existe em dois Estados, nomeadamente a Guiné-Bissau e Cabo Verde, ambos herdeiros do legado do grande líder, Amílcar Cabral.

Informou que tinha recebido a medalha Amílcar Cabral, em Cabo Verde, anos atrás e hoje recebeu-a na Guiné-Bissau, sustentando que isso simboliza o peso desses dois países do contexto africano e concretamente da África Ocidental, representando uma das três famílias linguísticas da CEDEAO.

Para Rebelo de Sousa é  importante que seja no futuro  chegar a presidência da CEDEAO alguém que resulta dessa língua e família, uma vez que outras famílias já tinham chegado à esse cargo.

O chefe de Estado de Portugal demonstrou a sua satisfação pela receção, agradecendo em nome do seu Povo, o seu homólogo Umaro Sissoco Embaló, os governantes e todos aqueles, que , para ele, traduzem a riqueza múltipla
do pensamento  e da vivência económica e social da Guiné-Bissau e sobretudo ao Povo guineense.

“Os políticos são importantes, mas o povo é muito mais importante. Só há políticos porque o Povo quer”, referiu Sousa.

A visita de Marcelo Rebelo de Sousa acontece 31 anos e seis meses depois de Mário Soares ter visitado, oficialmente, o país, em Novembro de 1989.

Cavaco Silva esteve no país em 2006 mas para participar na cimeira dos chefes de Estado e de governo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). ANG/DMG/ÂC//SG

 

Sem comentários:

Enviar um comentário