sexta-feira, 28 de maio de 2021

Covid-19/ʺPostos de vacinação estão a funcionar em todos centros de saúde de Bissau”, diz a Responsável de Acesso e Cuidados do Comissariado para a Covid-19

Bissau, 28 Mai 21 (ANG) – A Responsável  de Acesso e Cuidados de Alto Comissariado para Covid-19 declarou hoje  que os postos de vacinação estão abertos em todos os Centros de Saúde de Bissau.

Em entrevista à Agência de Notícias da Guiné(ANG) Maria Mendes disse que a vacinação na cidade de Bissau começou só no passado Domingo, dia 23, por causa de algumas situações administrativas que tinha que ser resolvidas.

Disse que tendo em conta o resultado  da 1ª fase da campanha feita em Abril, Bissau está um pouco lento por causa da fraca afluência  das pessoas aos postos de  vacinação.

ʺDivulgamos spots de sensibilização nas rádio e televisão para chamar as pessoas para irem vacinar, principalmente os grupos de risco, dentre os quais profissionais de saúde, que são as pessoas que trabalham directamente com público, os professores, jornalistas mas  temos notado que as pessoas não estão a tomar  a vacina”, explicou.


Aquela responsável afirmou que o Alto Comissariado e toda a sua equipa de comunicação organizaram durante todo este mês de Maio encontros  nos bairros onde levaram grupos de comunicação de alto risco do Alto Comissariado, que falaram com as pessoas, jovens e mulheres no sentido de tirar-lhes dúvidas em relação a vacina, devido a rumores que existem  a volta das vacinas.

Maria Mendes defendeu que, dada a importância da comunicação de proximidade vão prosseguir  com as estratégias de juntar as pessoas em Bissau assim como em Biombo e Bafatá, com envolvimento dos régulos apelando para que as populações fossem vacinar.

Mendes apelou as populações e sobretudo aqueles considerados grupos de risco no sentido de de se dirigirem aos postos de vacinação.

Disse  que a  vacina contra a  covid-19 apresenta os mesmo efeitos que as outras vacinas e que se por acaso alguém tomar a vacina e vier a sentir alguma indisposição, existe um número através do qua
l se pode contactar os técnicos da saúde para receber a assistência necessária.

Para além de Bissau a campanha de vacinação está a decorrer nas regiões de  Biombo e Bafatá desde o passado dia  22 de Maio. ANG/MI/ÂC//SG        

 

Sem comentários:

Enviar um comentário