segunda-feira, 24 de maio de 2021

Covid-19/ Bissau com registo de pouca afluência para a segunda fase da toma da primeira dose de vacinação

Bissau,24 Mai 21 (ANG) -  A Capital guineense regista  pouca afluência a segunda fase da toma da primeira dose de  vacinação contra os vírus da covid-19,  cuja a abertura foi feita no último fim de semana na região de Bafatá, leste do país, pela Alta Comissaria, Magda Robalo.

Fonte do Alto Comissariado para a Covid disse a ANG que a campanha serve para reforçar a capacidade imunitária da maior parte da população guineense contra as infecções da pandemia, permitindo que o número de óbitos associados a covid-19 se diminuísse.

Hoje no segundo dia da campanha,  a ANG visitou quatro postos de vacinação, nomeadamente os postos da Área Sanitária do Centro Materno Infantil e    da Área Sanitária de Pefine tendo constatado pouca adesão dos  cidadãos em relação a primeira fase da toma da primeira dose de vacinação.

A chefe da equipa três da Área sanitária do centro materno infantil, Yovanca Dunca revelou  que vacinaram, 15 pessoas, menos 35 em comparação com a primeira fase da campanha.

Ao passo que equipa um da mesma área sanitária, segundo Ivoni Quebi vacinou apenas dez pessoas.

Por isso, Ivone Quebi apela a população para se vacinarem contra a covid-19.

A chefe da equipa, instalada junto da mesquita de Pefine, Augusta Mané revelou a ANG que em dois dias da campanha conseguiram vacinar apenas duas pessoas.

Instado a falar sobre os motivos da fraca adesão, Augusta Mané relaciona a situação com a insuficiência da campanha de sensibilização relativamente a segunda fase da campanha de vacinação.

“ Falou se na rádio sobre a campanha, mas eu acho que deveria ser feita uma campanha  envolvendo organizações juvenis para que o processo tenha sucesso como a primeira”, defendeu Augusta Mané.

Consta que a equipa número dois da Área Sanitária de Pefine teria vacinado até ao momento apenas uma pessoa, e os motivos evocados para essa situação foram os mesmos: falta de publicidade sobre o início da campanha sobre a continuidade da vacinação iniciada em Abril passado, portanto a toma da primeira dose para os que não tinham vacinado.ANG/LPG//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário