sexta-feira, 28 de maio de 2021

Política/Quadros Técnicos do MADEM G15 exigem abandono do partido à coligação  governamental dentro de 72 horas

Bissau,28 Mai 21(ANG) – Os quadros técnicos do Movimento para Alternância Democrátrica(Madem G15), exigiram esta sexta-feira a Direcção Superior do partido que abandone a  actual coligação governamental  que suporta o Governo liderado por Nuno Gomes Nabiam dentro 72 horas.

A exigência foi feita através de uma conferência de imprensa, pelo secretário nacional dos quadros técnicos do Madem G15, Aliu Cassamá.

Na ocasião, Cassamá justificou a decisão com alegações de que o partido esta a perder, aos ,poucos, o espaço privilegiado que ocupa na aliança política que suporta a nova maioria na Assembleia Nacional Popular e no governo.

“Desde a formação do Governo  depois das eleições presidenciais de Dezembro de 2019,  o Madem G15, em nome de estabilidade política e paz social, aceitou o número de pastas ministeriais que lhe foi atribuído, em resultado dos acordos assinados para viabilizar o executivo de Nuno Nabiam”, referiu.

Aliu Cassama disse que, o Madem G15 sempre cumpriu as orientações do seu coordenador Braima Camará no sentido de  aceitar os sacrifícios de forma a salvaguardar a estabilidade da coligação.

“Mas, o que viemos a constatar é que, de facto, os representantes do Madem G 15 no Governo estão a perder espaços e protagonismo, na qualidade do maior partido dentro da coligação que sustenta o Governo”, disse.

Acrescentou que há bem pouco tempo, antes da remodelação governamental, os dirigentes do Madem G15 esperavam manter com as pastas governamentais anteriormente ocupadas, o que não veio a acontecer tendo sido subtraído ao partido dois pelouros.

“Como se isso não bastasse, constatamos a tomada de várias decisões ao nível do Governo sem uma prévia consulta ao partido, em particular ao seu coordenador Braima Camará”, disse.

Aquele responsável sublinhou que após uma ronda de auscultações levadas a cabo junto das estruturas de base do partido, no Sector Autónimo de Bissau, constaram que os militantes do partido estão com mágoa e a sofrer com essas situações, “porque o Madem G15 nem sequer conseguiu dar bolsas de estudos para a sua juventude”.

Disse que o conjunto dessas situações
está a criar um mal estar dentro do partido, acrescentando que não podem fazer parte de uma estrutura tão importante no partido, para estarem calados e impávidos a verem situações do género a acontecer.

Cassamá acusou a Direcção Superior do Madem G15, e o  seu coordenador, Braima Camará de  serem os culpados por tudo o que estão a enfrentar nesse momento, acrescentando que “as pessoas estão a abusar da passividade e bom senso de Braima Camará”.

Perguntado  se já informaram aos órgãos superiores do partido sobre a exigência de abandonar a coligação que suporta o  executivo de Nuno Gomes Nabiam, o secretário nacional dos Quadros do Madem G15, disse que sim, e que já esgotaram todas as formalidades nesse sentido.ANG/ÂC//SG

 

 

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário