quarta-feira, 26 de maio de 2021

 

Política/ANP reage à comentários na RTP África segundo os quais o hemiciclo guineense é um “órgão disfuncional”

 Bissau, 26 Mai 21 (ANG)- A Assembleia Nacional Popular (ANP) lamentou, em comunicado, o  facto deste órgão de soberania guineense ter sido  classificado por um dos comentadores da Rádio e Televisão de Portugal como um  “órgão disfuncional” da democracia guineense e um “elo de ligação mais fraco” das instituições democráticas do país.

A informação consta no comunicado da ANP, produzido em reação  a classificação feita pelo comentador não identificado, no decurso do  Programa “Debate Africano” da RTP, na sua edição do dia 21 de Maio à que a ANG teve acesso hoje.

“O comentador devia antes procurar  informações  credíveis sobre a ANP, pois em muito ajudaria para o apuramento e consolidação dos factos referentes, e assim permitir a adopção de juízos de valor mais consentâneos com a realidade”, refere a nota.

No mesmo documento a ANP indica  que  os dados históricos do funcionamento das instituições na democracia guineense apontam exatamente no sentido oposto à conclusão extraída pelo comentador de RTP África em causa.

“A ANP granjeou o maior respeito e dignidade na dinâmica do processo de construção e consolidação de frágil democracia da Guiné-Bissau, pelo que este comentário é apenas revelador de uma inexplicável desatenção do comentador em referência”, lê-se no  documento.

Acrescenta  que não houve nenhuma sessão parlamentar aquando da visita de cortesia do Presidente da República de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa à sede do Parlamento guineense, e o parlamento convida por via desse comunicado ao referido comentador e à todos os interessados a contactar os serviços
sempre que queiram, para se evitar  considerações “completamente desajustadas e deslocadas da realidade”. ANG/AALS//SG

 

Sem comentários:

Enviar um comentário