sexta-feira, 21 de maio de 2021

Pescas/Novo ministro pede aos armadores para pagarem dívidas de abastecimento do mercado interno em pescado no prazo de 15 dias

 Bissau,21 Mai 21(ANG) – O novo ministro das Pescas pediu esta sexta-feira aos  armadores e empresas privadas que operam no sector para liquidarem as suas dívidas  de abastecimento do mercado nacional em pescado, no prazo de 15 dias, sob pena de serem-lhes vedado o acesso à novas licenças.

Mário Fambé que falava hoje num encontro com  os operadores privados do sector das pescas, referiu  que os armadores têm a obrigação de disponibilizar parte das suas capturas ao mercado interno, mas que muitos não cumprem essa obrigação.

Aquele responsável disse que a Guiné-Bissau não pode dispor de uma enorme costa marítima e rica em recursos haliêuticos e não tem  pescado para consumo  interno.

Mário Fambé sublinhou que a sua principal prioridade a testa daquela instituição é  trabalhar no sentido de inverter essa situação, ou seja  criar  condições para que haja o pescado no mercado nacional.

“Por isso, apelo a todos os representantes da empresas e armadores de pesca aqui presentes para que cada um cumpra  a sua obrigação, de forma a não vir a comprometer o futuro relacionamento com o Ministério das Pescas”, disse.

O novo ministro das pescas disse que são conhecidas empresas que estão em falta perante essa obrigação e que as medidas coercivas para os incumpridores incluem a não renovação da  licença de pescas e outras medidas que não revelou.

O secretário-geral da Associação dos Armadores de Pesca, Carolino Nosoline dos Reis disse congratular-se com o apelo do ministro, tendo lhe exortado para criar as condições indispensáveis para uma boa parceria entre os operadores privados do sector e o Governo.

Aquele responsável afirmou que se o Ministério das Pescas assumir as suas responsabilidades com mais rigor e transparência na gestão dos assuntos ligados ao sector, o sector privado irá garantir o abastecimento de pescado ao mercado interno.ANG/ÂC//SG

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário