segunda-feira, 31 de maio de 2021

Homenagem/Presidente da República atribui nome de José Mário Vaz à uma avenida  em Canchungo

Bissau, 31 mai 21 (ANG) – O Presidente da República  atribuiu o nome do ex. chefe de Estado José Mário Vaz à uma avenida e praça na cidade de Canchungo, região de Cacheu, norte do país em jeito de homenagem.

No acto, o chefe de Estado Umaro Sissoco Embaló disse que não se deve continuar a fazer homenagens póstumas, acrescentando que essa tendência  tem que ser invertida, para o reconhecimento da contribuição que as pessoas deram para o bem do país, enquanto estão de vida.

Po isso, segundo Sissoco Embaló dissidiu-se atribuir o nome do ex-Presidente da Republica da Guiné-Bissau José Mário Vaz à uma Avenida na cidade de Canchungo.

Para o Presidente da República, José Mário Vaz foi vitima da honestidade, com o seu slogam  “dinheiro de Estado no cofre do Estado”.

Na ocasião, o Presidente guineense, citando as palavras do ministro das Obras Públicas,  anunciou para o mês de Outubro deste ano, o inicio das obras de asfaltamento das estradas que ligam Canchungo/Caio e Canchungo/Calequisse.

O ex-chefe de Estado guineense José Mario Vaz, visivelmente satisfeito com a homenagem,  agradeceu o apoio dado, a seu pedido,  pela população da região de Cacheu ao actual chefe de Estado,  na segunda volta das presidenciais de 2019.

 “A homenagem que hoje me prestam, através da colocação do meu nome numa placa fixada nesta rotunda é de extrema importância para mim e para minha família”, disse Mário Vaz, para depois assegurar que o espaço está bem entregue.

Comprometeu-se a dar início as obras de reconstrução da referida rotunda, que agora passa a ser chamada “Praça José Mário Vaz”, no fim da época das chuvas ou seja em Outubro.

Advertiu  as populações a não pouparem esforços para que a mesma seja bem conservada, “porque é de todos e para todos”.

Mário Vaz agradeceu  ao chefe de Estado-maior General das Forças Armadas Biaguê Na NTan, ao Vice Chefe de Estado-maior, ao Inspector e aos Chefes dos Ramos e os seus respectivos vices pela proteção que lhe deram durante o seu mandato.

“O que era impossível na Guiné-Bissau tornou-se realidade. Um Presidente consegue em liberdade cumprir o mandato sem golpes de Estado, sem crianças orfãos e sem viúvas”, destacou José Mário Vaz, afirmando que o caminho está definido, basta dedicar atenção ao trabalho e com a “Mom lama” para alcançar a auto suficiência alimentar.

Advertiu sobre a necessidade de se tornar as instituições do Estado cada vez mais forte e sempre ao serviço do povo, em especial ao serviço dos mais fracos.  

O governador Interino de Região de Cacheu, Fernando Pires salientou que Mário Vaz contribuiu para elevação da vida da população, no domínio da tranquilidade e paz, como também  conseguiu estancar a onda de violência, de assassinatos isolados que inquietavam os cidadãos.

Ainda de acordo com o Fernando Pires,  José Mário Vaz foi o primeiro Presidente da República eleito a concluir o seu mandato desde desde as primeiras eleições democráticas   em 1994.
ANG/LPG/AC//SG

 

 

 

 

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário