terça-feira, 25 de maio de 2021

Sociedade/PAM e SNPC doam 174 milhões de francos CFA à agregados familiares em situação de vulnerabilidade

Bissau, 25 Mai 21(ANG) – O Programa Alimentar Mundial(PAM) e o Serviço Nacional de Proteção Civil(SNPC) fizeram esta segunda-feira uma doação no valor de 174 milhões de francos CFA em dinheiro à agregados familiares em situação de vulnerabilidade social.

A informação consta num comunicado de imprensa enviado à ANG, no qual duas organizações afirmam que  a doação vai beneficiar aproximadamente 7.500 pessoas, num total de 741 agregados familiares identificados pelo SNPC que tiveram suas casas afetadas por ventos fortes e  inundações.

Segundo o comunicado, o montante abrange 110 agregados familiares com crianças com deficiência, identificados pela ONG Humanity Inclusion em parceria com o PAM, e 220 famílias rurais que participaram do programa de reabilitação de terras para cultivo de arroz.

Informam que no fim da assistência, cada agregado familiar terá recebido um total 160 mil  francos CFA, divididos em 40 mil  francos CFA por mês durante o período de quatro meses consecutivos, para cobrir as necessidades essenciais de suas famílias.

O PAM distribuirá um valor que  atinge a cifra de 174.360.000 francos CFA com o objetivo de facilitar a transferência de dinheiro, o PAM também irá fornecer telemóveis para todas as famílias que participam deste programa. As transferências serão efetuadas em parceria com a MTN Mobile Money.

O SNPC e o PAM, para assinalar o início da referida  atividade, organizaram um evento, em Bissau, que contou com a presença do ex- Secretário de Estado de Segurança e Ordem Pública, Sr. Mário Fambé, e do Representante e Diretor do PAM,
João Manja. 

Na ocasião  Fambe enalteceu a responsabilidade do Governo de promover a garantia e salvaguarda da vida e dos bens das populações e apelou à todas as entidades com responsabilidades no domínio para criarem sinergias conjuntas, a fim de antecipar e minimizar os efeitos negativos das calamidades naturais.

Fambe chamou a atenção para a necessidade de reforço das capacidades de resiliência, agradeceu ao PAM pela sua participação ativa que aliviou o sofrimento da população da Guiné-Bissau e deu os parabéns ao SNPC por ter estado sempre à altura das suas responsabilidades, mobilizando parcerias e ganhos para responder à situações de vulnerabilidade social no país.  

Por sua vez, o  Representante e Diretor do PAM, João Manja ressaltou que este foi o terceiro lançamento de atividades de proteção social em conjunto com o SNPC , em 2021.

 “Gostaria de renovar, mais uma vez, o compromisso do PAM de trabalhar com as instituições do Estado do país, com as organizações não governamentais e com os atores da sociedade civil, especialmente as associações comunitárias, para alcançarmos, em conjunto, o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável número 2, que visa eliminar a fome até 2030”, salientou Manja 

As duas organizações iniciaram desde   11 de Maio de 2021,  uma série de transferências de dinheiro direcionadas a 1.071 agregados familiares, distribuídos nas 8 regiões do país e no Setor Autônimo  de Bissau.

 Esta atividade faz parte do plano de trabalho assinado em Dezembro de 2019 e conta com o apoio financeiro dos governos do Japão e de Itália.  ANG/JD/ÂC//SG

 

Sem comentários:

Enviar um comentário