terça-feira, 18 de maio de 2021

Visita do Presidente português/Ministro da Defesa qualifica de “marco importante” visita de Marcelo Rebelo de Sousa ao país

Bissau, 18 Mai 21 (ANG) – O ministro da Defesa e Combatentes de Liberdade da Pátria,  qualificou de um “marco importante”,  a visita do Presidente português Marcelo Rebelo de Sousa ao país, porque, diz o governante, irá cimentar e aprofundar a cooperação entre os dois países.

Sandji Fati falava em declarações à imprensa, na Fortaleza de Amura após Marcelo Rebelo de Sousa ter depositado coroas de flores nos mausoléus de Amílcar Cabral e João Bernardo Vieira, disse que vão assinar em breve um acordo  de cooperação com o Portugal,  no domínio das Forças Armadas.

ʺHavia uma frieza nas relações entre os dois países, dada as vicissitudes que a Guiné-Bissau passou. Após a eleição de  Umaro  Sissoco Embaló como Presidente da República e novo governo chefiado por Nuno Gomes Nabiam  achamos, por bem, que a Guiné-Bissau deve retomar o  lugar que merece e que sempre teve no conserto das nações”, disse o governante.

Para Fati  são sequências de  politicas do Presidente Sissocó que têm trazido cá os chefes de Estados de outros países, e o de Portugal, um país da Comunidade de Países da Língua Portuguesa  (CPLP).

Questionado se haverá o reforço de cooperação técnico militar, Fati disse que já está tudo preparado para poderem assinar o programa quadro de cooperação técnico militar  com Portugal e que só falta as datas, uma vez que Portugal está a presidir a União Europeia, e que o seu homólogo português está a deparar-se com  dificuldades para   vir ao país para a assinatura do referido acordo.

Segundo Sandji Fati o esperado acordo vai se assentar em formações e capacitação dos homens das Forças Armadas para melhor desenvolvimento no quadro da carreira militar na Marinha, Força Aérea e Exército.ANG
/MI/ÂC//SG
         

Sem comentários:

Enviar um comentário