quinta-feira, 27 de maio de 2021

Saúde reprodutiva/Fórum Nacional da Juventude e População capacita líderes juvenis em matéria de Saúde Sexual Reprodutiva

Bissau,27 Mai 21(ANG) – O Fórum Nacional da Juventude e População(FNJP),  leva a cabo desde o dia 26 do corrente mês uma acção de formação de  20 líderes juvenis provenientes da capital Bissau e das oito regiões do país, no domínio de acesso dos adolescentes às informações relacionadas com a Saúde Sexual Reprodutiva.


Em declarações á imprensa, na abertura do evento, o secretário executivo do FNJP, Baite Badjana disse que  a formação se enquadra nas recomendações do CIP-19/Nairobi que é a Conferencia Internacional da População e Desenvolvimento, realizada em 2019.

Baite Badjana disse  que no cumprimento das  referidas recomendações a  Guiné-Bissau se engajou em elevar certos indicadores, dentre os quais a elevação do nível de conhecimento de adolescentes guineenses sobre a saúde sexual reprodutiva.

Badjana disse  que os participantes no evento verão as suas capacidades reforçadas em matéria de Saúde Sexual Reprodutiva, frisando que, por isso, farão parte dos conteúdos,  a noção sobre a adolescência, sexualidade, métodos anticonceptivos, comunicação para a mudança de comportamentos, direitos sexuais e reprodutivos.

O secretário executivo do FNJP aproveitou a ocasião para apelar as autoridades competentes no sentido de fazerem diligências para o termino das paralizações no sector da saúde.

“O nosso sistema de saúde, por sí só é deficitário, quando é associado à uma paralisação quase por completo, as coisas tornam-se mais difíceis. Isto é inaceitável num país que se diz ou reclama ser  um Estado  de Direito Democrático”, criticou.

Baite Badjana sustentou que não se pode imaginar quantas mulheres e meninas que hoje assistem ao olho nú a tremenda violação dos seus direitos sexuais e reprodutivas por não estarem a beneficiar do Planeamento Familiar.

Aconselhou aos formandos para aproveitarem no máximo os conteúdos do seminário, frisando que a partir do momento em que forem selecionados para participar na referida formação, passaram a fazer parte de um grupo de jovens ou adolescentes privilegiados.

“Após terem recebido a formação e quando regressarem as vossas comunidades, terão uma responsabilidades acrescidas, e irão transitar-se de um  cidadão  proativo para  alguém com  espírito de inter-ajuda”, disse.ANG/ÂC//SG

 

Sem comentários:

Enviar um comentário