sexta-feira, 21 de maio de 2021

 

Contas públicas/Tribunal de Contas pede colaboração do governo na fiscalização das contas do Estado

Bissau, 21 Mai 21 (ANG) – O presidente do Tribunal de Contas(TC) apelou esta sexta-feira ao governo para colaborar no sentido de facilitar, com regularidade aquela instituição na sua missão de fiscalização de contas do Estado.

Dionísio Cabi  falava na  cerimónia de encerramento da formação sobre  campanha de sensibilização e promoção   do diálogo entre o público e o TC.

Aquele responsável disse  que o TC pretende com a formação dar a conhecer aos  diferentes atores sociais e gestores públicos  a importância das atividades desenvolvidas por sua instituição enquanto órgão de controlo externo das finanças públicas.

Para Cabi a referida campanha de sensibilização representa  um passo importante para o TC porque “permitirá aos  gestores públicos e a classe política  ganhar a consciência das vantagens e do papel do TC no contexto de crescimento económico e na afirmação da democracia.

Em representação dos formandos, Maria Moreno mencionou algumas recomendações saídas  durante a formação, nomeadamente a elaboração de  uma lista  dos gestores das contas públicas, conclusão e  julgamento de  processos pendentes das contas de gerência auditadas.

Os participantes ainda recomendaram a definição dos poderes do Tribunal de Contas pela  Constituição da República, descentralização dos seus serviços  a nível nacional, entre outras.

 A  formação   iniciada na Província Norte, em Canchungo, e realizada igualmente em Gabú, no Leste, Buba, no Sul e por último no Sector Autónomo de Bissau teve a duração de três dias. ANG/JD/ÂC//SG

 

Sem comentários:

Enviar um comentário