terça-feira, 25 de maio de 2021

Juventude dos PALOP/“PNUD anuncia pretensão de apoiar jovens guineenses para melhor exploração das suas potencias tecnológicas

Bissau, 25 Mai 21 (ANG) – O Representante do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD)  anunciou esta terça-feira a  pretensão da sua organização de trabalhar com o governo e a sociedade civil , no quadro de uma parceria, para  apoiar os jovens e  acelerar as suas oportunidades de desenvolvimento, tanto pessoal como coletivo.

Tjark Eggenhof fez este anúncio   na cerimónia de abertura de 1º Fórum Pan-Africano Inter-geracional organizado pela Coligação da Juventude dos PALOP sob o lema: ”Pan-Africanismo no século XXI: A nossa saúde, os nossos direitos, o nosso futuro”.

“Temos que dar aos jovens a responsabilidade e espaço de participação e principalmente de decisão, porque são eles que enfrentam os desafios enormes. Os jovens estão entre os grupos populacionais mais atingidos pela pandemia, foram afetados economicamente, a educação foi prejudicada e muitas vezes perderam o emprego”, referiu.

Salientou que os jovens devem manter um enorme potencial e habilidade para desempenhar um papel crucial na inovação, na criação do emprego impulsionando a economia e promovendo os eventos sociais no continente e em particular nos PALOP para se recuperar dos efeitos  da pandemia.

Disse   que a sua organização, o Alto Comissariado e inovadores nacionais criaram  aplicativos para  testes da Covid-19 que agora estão a ser  aplicados  na presente fase de vacinação.

Eggenhof salientou  que todo esses aplicativos  foram feitos no país sem nenhum importação ou ajuda de fora.

Acrescenta  que, por isso, o PNUD quer apoiar o governo e todos os atores do desenvolvimento para se explorar o potencial da tecnologia, catalizando os  processos de mudança, desde o funcionamento interno do governo e da governança eletrónica até a forma como a tecnologia serve para revolucionar serviços públicos e ainda  permitir a interação do Estado com os cidadãos.

“A pandemia nos mostrou que independentemente de onde nascemos enfrentamos cada dia mais desafios em comum e que precisamos dessa sabedoria coletiva para resolvê-los” disse.

Tjark Eggenhof frisou que as juventudes africanas e mundiais estão aprendendo a velar pelos bens públicos globais que a todos pertencem, e que se a união dos países do continente africano era um dos pressupostos da ideologia pan-africanista, a visão da agenda 2063 da união Africana veio dedicar-se novamente a consolidação de uma África integrada, próspera e pacífica, impulsionada pelos seus próprios cidadãos representando uma força dinâmica na arena global.

Aquele responsável disse que a importância e o papel da juventude africana para a transformação e integração de África são reforçados pelo fato de  42% da população do mesmo continente ter entre 15 e 24 anos até 2030, sublinhando que esse 1º Fórum representa, exatamente, o espírito de que a instituição precisa.

 “O tema escolhido demonstra claramente que a juventude africana, em particular, a dos PALOP está querendo deixar uma mensagem clara à todas as sociedades, Os jovens africanos sabem que são capazes de construir seus futuros e ao mesmo tempo estão conscientes de que para fazê-los precisam da união”, disse Eggenhof. ANG/DMG//SG



Sem comentários:

Enviar um comentário