quarta-feira, 19 de maio de 2021

Visita Presidente são-tomense/Presidente Sissoco diz que a visita   vai sementar  nova era nas relações entre  dois países

Bissau, 19 Mai 21 (ANG) – O Presidente da República Umaro Sissoco Embaló, disse hoje que a visita ao país do seu homologo são-tomense vai sementar uma nova era nas relações entre os dois países lusófonos.

Em declaração conjunta à imprensa depois de assinatura de acordos entre os dois países  em diversos domínios, o Chefe de Estado guineense descreveu que receber o Presidente de São Tomé e Príncipe no país constituiu para ele e  para o povo guineense uma boa ocasião para enaltecer as relações de amizade e de fraternidade que unem há  muito os dois países.

“Senhor Presidente, a sua visita à Pátria de Amílcar Cabral é um marco histórico que servirá para reforçar os laços de amizade e cooperação entre os nossos dois países”, disse o Chefe de Estado.

Umaro Sissoco Embaló acrescentou  que os dois países têm grandes potencialidades que podem ser explorados ao nível bilateral e assim como ao nível da Comunidade dos Países da Língua Portuguesa  (CPLP).

Segundo o Chefe de Estado guineense, o país deu mais um passo importante no reforço de laços de cooperação, com a assinatura de acordos no domínio diplomático e consular, com São Tomé e Príncipe.

O Chefe de Estado guineense aproveitou a ocasião para convidar  as empresas e potenciais investidores guineenses e sãotomenses para  explorarem as oportunidades que as riquezas dos dois países lhes oferecem.

Por Seu turno, o Presidente de São-Tomé e Príncipe, Evaristo Carvalho disse que está convicto de que, com esta visita, as relações de amizade entre os dois povos vão conhecer novos dias, acrescentando  que  a assinatura dos acordos hoje em Bissau vão  reforçar ainda mais a relação entre ambos os povos.

“Aproveito esta ocasião para enaltecer a Guiné-Bissau e exprimir os meus votos de bem estar e de prosperidade ao povo irmão da Guiné-Bissau . Estou certo de que as nossas relações vão sair fortalecidas e haverá acções concretas nas relações entre os dois povos”, disse Evaristo Carvalho.

As chefes da diplomacia da Guiné-Bissau e de São-Tomé e Príncipe, nomeadamente Suzi Barbosa e Idite Ramos da Costa Tenjoa, assinaram  protocolo de acordo no domínio  diplomático, com destaque para isenção reciproca de vistos, em passaportes diplomáticos,  de Serviço, Especiais e Ordinários.

O Presidente de São Tomé e Príncipe, Evaristo Carvalho, inicia assim esta quarta-feira uma visita oficial de quatro dias à Guiné-Bissau com o objetivo de reforçar as relações de amizade e cooperação entre os dois países.

Na quinta-feira, Evaristo Carvalho realiza uma visita à Fortaleza da Amura, onde vai depor flores nos túmulos de Amílcar Cabral, pai da Nação guineense, e do ex-Presidente João Bernardo "Nino" Vieira.

Da Amura, o Presidente são-tomense segue para a Assembleia Nacional Popular (ANP) para um encontro com o presidente do parlamento, Cipriano Cassamá, e com os líderes das bancadas parlamentares.

O chefe de Estado de São Tomé e Príncipe reúne-se também com o primeiro-ministro guineense, Nuno Gomes Nabiam, com quem almoça, partindo depois em visita privada para a ilha de Rubane, no arquipélago dos Bijagós, Sul da Guiné-Bissau
ANG/LLA/ÂC//SG   

 

 

Sem comentários:

Enviar um comentário