sexta-feira, 21 de maio de 2021

 

Diplomacia/”A Guiné-Bissau está numa nova fase, aberta ao mundo” , diz MNE guineense

Bissau,21 Mai 21(ANG) - A ministra dos Negócios Estrangeiros, Suzi Barbosa, afirmou quinta-feira que o país está numa "nova fase" e que, apesar da pandemia, há interesse dos parceiros em visitar o país, assinar acordos e ter relações de cooperação.

"A Guiné-Bissau está realmente numa nova fase em que estamos abertos ao mundo, e apesar de estarmos numa fase de pandemia, tem havido  muito interesse por parte dos nossos parceiros em visitar a Guiné-Bissau, assinar acordos e em manter relações de cooperação", disse a ministra, referindo-se ao número de dignitários estrangeiros que têm visitado o país.

A Guiné-Bissau recebeu a visita de 11 chefes de Estado desde que o atual Presidente, Umaro Sissoco Embaló, tomou posse, no início de 2019.

"Penso que é um bom sinal, é um sinal de que a Guiné-Bissau volta a estar na esfera internacional e de que este Governo está a trabalhar bem para o benefício da população", salientou Suzi Barbosa.

A chefe da diplomacia guineense disse que tudo isso  também demonstra o que  "é a política externa da Guiné-Bissau" e a sua "capacidade de alcance a nível da comunidade internacional".

Em relação à visita do Presidente são-tomense, Evaristo Carvalho, ao país, que termina esta sexta-feira, em seguida a do chefe de Estado português, Marcelo Rebelo de Sousa, a governante considerou que demonstram que a Guiné-Bissau retomou relações, tanto a nível da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), como da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), e não só.

"A Guiné-Bissau está muito ativa em termos de política externa e tudo isso com um objetivo: conseguir acordos para melhorar as condições de vida da população, que é o nosso objetivo final", salientou.ANG/LUSA

 

Sem comentários:

Enviar um comentário