terça-feira, 18 de maio de 2021

Visita presidente português/ Presidente Sissoco Embaló convida empresas portuguesas à virem explorar oportunidades de investimentos no país

Bissau, 18 mai 21 (ANG) – O Presidente da República, Umaro Sissoco Embaló convidou as empresas portuguesas a virem explorar as oportunidades de investimentos nos setores de turismo, energia, agricultura e pescas.

O convite do Chefe do Estado veio na comunicação conjunta com o seu homólogo português Marcelo Rebelo de Sousa que está de visita de dois dias ao país.

Sissocó  declarou que de igual modo, a Guiné-Bissau através da sua diplomacia ativa será a porta de entrada de Portugal nos mercados da União Económica e Monetária dos Estados da África Ocidental (UEMOA) e na Comunidade dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), que segundo ele, são mercados muito atrativos e com diferentes variantes.

Embaló afirmou que a  visita oficial do Chefe do Estado português à Guiné-Bissau se enquadra na lógica de reciprocidade e de fortalecimento das boas e históricas relações de amizade e cooperação entre os dois países, e respectivos povos, da Comunidade dos Países  da Língua Oficial Portuguesa (CPLP).

O chefe de Estado guineense referiu que Portugal reforçará o seu papel promotor e privilegiado no desenvolvimento económico e social da Guiné-Bissau no âmbito de uma visão conjunta que estabelece os princípios ativos da parceria estratégica.

Apelou a todos os atores políticos, sociais, económicos, culturais, sociedade civil e a comunicação social dos dois países a fazerem parte desta parceria estratégica.

Umaro Sissoco afirmou que a visita do seu homólogo superou todas as expetativas, realçando que a Guiné-Bissau e Portugal ficaram ainda mais próximas para fortalecer os laços de cooperação e amizades que unem os seus povos, mostrando a sua satisfação com a visita de Marcelo Rebelo de Sousa.

“Reafirmo  ao Povo guineense e português que somos unidos e continuaremos unidos. Cada vez que eu recebo a visita de um Presidente português é mais importante que a visita de qualquer outro Presidente europeu ou americano. Não é a questão de que um país veio nos dar mais dinheiro ou mais investimentos, mas sim por uma questão de amizade que nos une”, sublinhou.

A visita de Marcelo Rebelo de Sousa acontece 31 anos e seis meses depois de Mário Soares ter visitado oficialmente a Guiné-Bissau em Novembro de 1989.

Cavaco Silva esteve no país em 2006 mas para participar na cimeira dos chefes de estado e de governo da Comunidade dos países de Língua Portuguesa (CPLP).

Rebelo de Sousa termina esta tarde a sua visita oficial à Guiné-Bissau, após ter depositado coroas de flores nos Mausoléus de Amílcar Cabral e João bernardo Vieira(Nino) e reunido com o Presidente da Assembleia Nacional Popular, Cipriano Cassamá e com os líderes de bancadas parlamentares de partidos representados no parlamento guineense.ANG/DMG//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário