quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Politico/militar



“Sobressaltos militar de 26 de Dezembro ofuscam imagem da Guiné-Bissau no exterior” diz MNE

Bissau, ANG – O ministro dos Negócios Estrangeiros, Cooperação Internacional e das Comunidades, afirmou que a sublevação militar de 26 de Dezembro, voltou a retorcer a imagem da Guiné-Bissau pela negativa perante os olhos do mundo.

Mamadú Saliu Djaló Pires que falava à imprensa a saída de um encontro que manteve dia 27, com os Embaixadores acreditados no país, disse que toda a gente acompanhava com algum optimismo e satisfação o processo de estabilização da Guiné-Bissau e, de repente, acontece coisas dessas.

“Naturalmente que impressões da Comunidade Internacional não serão das melhores”, lamentou o governante guineense.

“Mas a firmeza do Governo e da própria Comunidade Internacional, sobretudo perante explicações dadas pelo executivo sobre o que de facto aconteceu e as medidas que tomou, tal vai debelar o lado negativo dessa acção de insubordinação perpetrado por alguns militares”, confiou o Ministro Djaló Pires.

Perguntado sobre o que o Governo irá fazer doravante para evitar que situações do género volte a repetir, Mamadú Saliu Djaló Pires, sublinhou que o executivo sempre adoptou medidas preventivas quer a nível da defesa como de segurança, acrescentando que só através disso é que se pode reduzir os efeitos negativos da situação ocorrido.

“Portanto, o Governo vai continuar nessa senda, ou seja, criar as condições para o funcionamento normal das instituições, quer militar quer da segurança mas sobretudo tomar as medidas preventivas como forma de evitar que situações idênticas voltem a acontecer”, prometeu.

Por sua vez, o Embaixador da União Europeia na Guiné-Bissau, Joaquim Gonzalez Ducai esclareceu que os acontecimentos militar de 26 de Dezembro não vão prejudicar as relações da instituição que representa com o país.

“A União Europeia apoia a legitimidade e legalidade e sempre é contrária a todas as tentativas de alteração da ordem constitucional na Guiné-Bissau. Métodos ilegítimos, como tentativas de golpe de Estado não são aceitáveis e para tal mantemos o nosso apoio total ao país”, garantiu.

Revelou que a Guiné-Bissau tem apoio total da UE no que diz respeito a luta contra acções que geram confusões e alteram o processo de reformas e estabilização política do país.

Questionado sobre se isso é mais um sinal de que a reforma é irreversível nos sectores da defesa e segurança, Gonzalez Ducai disse que a União Europeia entende que ela deve ser continuada.
“Ficamos muito satisfeitos com a reacção do MNE guineense, ao reafirmar que o processo da reforma no sector da Defesa e Segurança vai continuar.

ANG/ÂC







Sem comentários:

Enviar um comentário