quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Transportes


Aeroporto de Bissau beneficia de equipamentos modernos para controlo de passageiros e cargas

Bissau, 20 dez.11 (ANG) - O Aeroporto Internacional “Osvaldo Vieira”, beneficiou de equipamentos modernos para controlo de pessoas e cargas adquiridos pela Agência da Aviação Civil da Guiné-Bissau, no montante de cerca de cento e cinquenta e quatro mil euros.

Os referidos equipamentos constituídos por duas máquinas de raio X para a revista das bagagens, 20 detectores metálicas, dois lotes de mesa rolante de bagagens para entrada e saída de pessoas e cargas, entre outros.

O acto da entrega dos referidos materiais foi presidido pelo ministro da Educação Nacional, Ciência, Juventude, Cultura e Desportos, Artur Silva,  que, na ocasião, afirmou que a partir de agora é declarada “tolerância zero” ao acesso  ao interior do aeroporto pelos não passageiros.

Artur Silva disse que os equipamentos ora adquiridos criam  as condições para que a Guiné-Bissau possa  cumprir com as normas internacionalmente aceites.

“Gostaria de aproveitar essa ocasião para pedir a todos aqueles que eventualmente vão ter acesso ao Aeroporto, que respeitam as normas estabelecidas”, exortou o governante.

Para o Secretário de Estado dos Transportes e Comunicações, José Carlos Esteves, os equipamentos adquiridos, marcarão uma nova era no tratamento, gestão,  prevenção e  combate a prática de interferência ilícita nos serviços aeroportuários.


Aquele responsável disse que,  as auditorias e avaliações realizadas pela Organização de Aviação Civil Internacional, evidenciaram a existência de enormes carências na organização e  funcionamento do sistema nacional de facilitação de segurança da aviação civil.

Informou que, por essa razão, o Aeroporto Internacional de Bissau, é considerado até aqui, como um dos mais inseguros da Sub-região.

Face a esta realidade, acrescentou, o Governo decidiu assumir as suas responsabilidades, adoptando como estratégia, a intervenção metódica no processo tendo em conta a transversalidade do tratamento da questão de segurança da aviação civil e da multiplicidade dos sectores que intervêm na procura de soluções.

Por seu turno, o Presidente do Conselho de Administração da Agência da Aviação Civil da Guiné-Bissau (AACGB) José António Có, destacou que a aquisição dos referidos equipamentos de vigilância e segurança aeroportuárias, enquadra-se nas obrigações que o Estado guineense tem perante a Comunidade Internacional.

“Como sabem, a insegurança num determinado Aeroporto, engendra igualmente a inquietação nos outros Aeroportos. Portanto, a Guiné-Bissau está comprometido a fazer tudo para montar um sistema eficaz a partir do seu Aeroporto”, explanou.

Perguntado se com a instalação dos novos equipamentos de segurança, o Aeroporto de Bissau saíra da lista dos mais inseguros da Sub-região, José António Có respondeu que, o Governo conta realizar mais  acções com vista a garantia da segurança a partir do Aeroporto de Bissau.

“Isso tem a ver não só com os equipamentos, como também com as pessoas que vão tomar conta das máquinas”, considerou o DG da AACGB.

ANG/ÂC

Sem comentários:

Enviar um comentário