Aeroporto de Bissau beneficia de equipamentos modernos para controlo de passageiros e cargas
Bissau, 20 dez.11 (ANG) - O Aeroporto Internacional “Osvaldo Vieira”, beneficiou de equipamentos modernos para controlo de pessoas e cargas adquiridos pela Agência da Aviação Civil da Guiné-Bissau, no montante de cerca de cento e cinquenta e quatro mil euros.
Os referidos equipamentos constituídos por duas máquinas de raio X para a revista das bagagens, 20 detectores metálicas, dois lotes de mesa rolante de bagagens para entrada e saída de pessoas e cargas, entre outros.
O acto da entrega dos referidos materiais foi presidido pelo ministro da Educação Nacional, Ciência, Juventude, Cultura e Desportos, Artur Silva, que, na ocasião, afirmou que a partir de agora é declarada “tolerância zero” ao acesso ao interior do aeroporto pelos não passageiros.
Artur Silva disse que os equipamentos ora adquiridos criam as condições para que a Guiné-Bissau possa cumprir com as normas internacionalmente aceites.
“Gostaria de aproveitar essa ocasião para pedir a todos aqueles que eventualmente vão ter acesso ao Aeroporto, que respeitam as normas estabelecidas”, exortou o governante.
Para o Secretário de Estado dos Transportes e Comunicações, José Carlos Esteves, os equipamentos adquiridos, marcarão uma nova era no tratamento, gestão, prevenção e combate a prática de interferência ilícita nos serviços aeroportuários.
Aquele responsável disse que, as auditorias e avaliações realizadas pela Organização de Aviação Civil Internacional, evidenciaram a existência de enormes carências na organização e funcionamento do sistema nacional de facilitação de segurança da aviação civil.
Informou que, por essa razão, o Aeroporto Internacional de Bissau, é considerado até aqui, como um dos mais inseguros da Sub-região.
Face a esta realidade, acrescentou, o Governo decidiu assumir as suas responsabilidades, adoptando como estratégia, a intervenção metódica no processo tendo em conta a transversalidade do tratamento da questão de segurança da aviação civil e da multiplicidade dos sectores que intervêm na procura de soluções.
Por seu turno, o Presidente do Conselho de Administração da Agência da Aviação Civil da Guiné-Bissau (AACGB) José António Có, destacou que a aquisição dos referidos equipamentos de vigilância e segurança aeroportuárias, enquadra-se nas obrigações que o Estado guineense tem perante a Comunidade Internacional.
“Como sabem, a insegurança num determinado Aeroporto, engendra igualmente a inquietação nos outros Aeroportos. Portanto, a Guiné-Bissau está comprometido a fazer tudo para montar um sistema eficaz a partir do seu Aeroporto”, explanou.
Perguntado se com a instalação dos novos equipamentos de segurança, o Aeroporto de Bissau saíra da lista dos mais inseguros da Sub-região, José António Có respondeu que, o Governo conta realizar mais acções com vista a garantia da segurança a partir do Aeroporto de Bissau.
“Isso tem a ver não só com os equipamentos, como também com as pessoas que vão tomar conta das máquinas”, considerou o DG da AACGB.
Sem comentários:
Enviar um comentário