sexta-feira, 10 de janeiro de 2025

Estados Unidos/ Incêndios deixam cenário devastador no bairro de Pacific Palisades

Bissau, 10 Jan 25 (ANG) - Os incêndios florestais que fustigam Los Angeles desde terça-feira provocaram a morte de, pelo menos, 10 pessoas e destruíram cerca de 10.000 edifícios. Os fogos nos bairros de Pacific Palisades e de Eaton já são considerados os mais devastadores da história de Los Angeles.

Na quinta-feira à noite, o incêndio que fustigava o bairro de Pacific Palisades, onde ficam as mansões de multimilionários e celebridades, continuava por dominar. O realizador Jon Turtletaub caminha nas ruínas de um infantário, o dos seus três filhos, e a realidade é bem mais devastadora que os filmes de Hollywood.

 “Muita gente diz que parece um cenário de cinema. Sim, parece aqueles momentos dos grandes filmes, mas aí são efeitos especiais. Aqui não é um filme. Os filmes são em duas dimensões, são imagens”, disse Turtletaub.

 Neste bairro residencial abastado, no noroeste de Los Angeles, entre as montanhas de Santa Monica e o oceano Pacífico, o cenário é de destruição. E muitos apontam o dedo à incúria das autoridades locais. Paul perdeu a sua casa.

"A gravidade dos fogos poderia ter sido evitada. Não se pode parar os fogos florestais, mas não houve mitigação, não houve nenhum plano estratégico de prevenção. Não percebo. Eles sabiam o perigo destes ventos e ninguém teve um plano. Vai haver um preço político a pagar”,disse Paul.

A população está em estado de choque desde terça-feira, quando o incêndio mais devastador da história de Los Angeles arrasou a comunidade de Pacific Palisades.

Estima-se que este seja já um dos desastres naturais com os maiores prejuízos na história dos Estados Unidos: entre 135 e 150 mil milhões de dólares, segundo as contas da AccuWeather, uma empresa que fornece dados sobre o impacto de fenómenos meteorológicos extremos. 

A estimativa fundamenta-se no facto de os incêndios estarem a destruir propriedades de valor muito elevado, além dos prejuízos ao nível de turismo. Pelo menos 10.000 casas e outros edifícios arderam completamente. ANG/RFI

Sem comentários:

Enviar um comentário