sexta-feira, 4 de maio de 2018

Economia


Empresa Cuba Lda vai comprar castanha de caju à mil fcfa

Bissau,04 Mai 18(ANG) – A empresa guineense Cuba Lda vai iniciar brevemente a compra da castanha de caju no valor de mil francos CFA, por quilograma,  preço de referência fixado pelo Presidente da República e que até então não está a ser cumprido.

Em declarações à imprensa na terça-feira após a assinatura do acordo com a empresa senegalesa INSEN FOOD, o porta-voz da Cuba Lda afirmou que já instalaram os postos de compra da castanha em todas as localidades dom país.

Braima Seidi disse que decidiram intervir no mercado de caju em resposta ao preço estipulado pelo Presidente da República de forma a combater a pobreza com que se depara as populações camponesas.

O ministro senegalês do Comércio e Indústria que testemunhou o acto da asssinatura do referido acordo, louvou o consenso alcançado após dois dias de negociações que culminaram com a assinatura de um contrato entre o sector privado dos dois países
Aliun Saar informou que o contrato de parceria entre as duas empresas visa a compra de 120 mil toneladas da castanha da Guiné-Bissau num preço de mil francos CFA ao produtor - dois mil dólares por tonelada.

“O contrato ora assinado entre a empresa guinense Cuba Lda e a senegalesa INSEN FOOD enquadra-se no reforço das relações comerciais inter-regional no espaço da União Económica e Monetária Oeste Africana (UEMOA”, disse o governante senegalês.

Por seu turno, o ministro do Comércio, Turismo e Artesanato da Guiné-Bissau sublinhou que o acordo foi possível graças ao convite que o Presidente da República José Mário Vaz formulou ao seu homólogo senegalês para enviar uma missão empresarial ao país de forma a desbloquear o impasse que se verifica na campanha de comercialização da castanha de cajú.
Vicente Fernandes disse tratar-se de  uma iniciativa excusiva do Presidente da República e ele na qualidade do titular da pasta do comércio está a acompanha-lo nesse exercício porque é a obrigação do governo arranjar soluções para o sector de comercialização de cajú.

“O Presidente da República anunciou o preço de referência para a compra de castanha de caju e, ainda que sabe que isto é da competência exclusiva do governo mas assumiu a liderança desse processo,  não temos outra solução se não acompanha-lo”, disse.

Vicente Fernandes afirmou que têm dados que não culminam com o preço de referência anunciado pelo Presidente da República para a compra de caju, acrescentando que enquanto governante , em consonância com o chefe de Estado, vão  obter uma solução para minimizar o sofrimento da população que vive essencialmente da agricultura. 

ANG/ÂC/SG







Sem comentários:

Enviar um comentário