sexta-feira, 4 de maio de 2018

Política


Presidente da República entrega viaturas aos deputados da Nação

Bissau, 04 Mai 18 (ANG) – O Presidente da República (PR) procedeu  quinta-feira a entrega formal de 90 viaturas de marca “Toyota Land Cruiser Prado” oferecido pelo governo marroquino aos deputados das diferentes bancadas  da Assembleia Nacional Popular (ANP).

Ainda faltam 12 viaturas para satisfazer a totalidfade dos deputados(102), sendo 100 parlamenrtaes de circulos eleitorais do país e dois de circulos de exterior. 

Durante o acto da entrega, José Mário Vaz destacou que os noventa veículos entregues aos deputados da Nação é uma oferta simbólica  do Rei de Marrocos “Mohamed VI”, com todas as documentações feitas em nome do Presidente da República da Guiné-Bissau.

O primeiro magistrado da Nação realçou por outro lado que a oferta das viaturas, veio de uma  iniciativa singular  sua , como forma de permitir que os deputados possam se inteirar de perto das dificuldades que atravessam os populares nos seus círculos eleitorais.

“Não é segredo que estas viaturas entregues hoje aos deputados eleitos pelo povo, constituiu várias especulações por parte de diferentes sensibilidades do nosso país. Mas em fim, nenhuma delas foram vendidas ou oferecidas, e muito menos usadas pela Presidência da República”, disse.

Em reacção a doação das viaturas, o líder da bancada parlamentar do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) Califa Seidi, considerou injusto a forma como as referidas viaturas foram distribuídas, alegando que o PAIGC é o único lesado nesta divisão.

Por seu turno, o Coordenador do grupo dos “quinze” deputados expulsos do PAIGC, Braima Câmara, elogiou a iniciativa do Presidente da República José Mário Vaz, realçando por outro lado que as viaturas entregues pelo Presidente da República, irão permitir que os deputados da Nação inteirassem no terreno dos problemas que afectam os seus eleitorados.
Braima Camara indicou que os familiares de deputados falecidos do chamado grupo dos 15  serão beneficiários, e esta decisão deixará sem viaturas os deputados do PAIGC que substituiram os colegas falecidos.
Os 15 é um grupo de deputados do PAIGC expulsos do partido por alegada violação dos estatutos do partido.

O Presidente da República José Mário Vaz doou 41 viaturas para deputados de Partido da Renovação Social (PRS), 30  para o Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), 15  para o Grupo dos “quinze”, “ uma para a União para a Mudança (UM), igual número para o Partido Nova Democracia (PND) e por último,duas para o Partido da Convergência Democrática (PCD) . ANG/LLA/ÂC/SG  


Sem comentários:

Enviar um comentário