terça-feira, 22 de maio de 2018

Saúde visual


“A Guiné-Bissau ficará livre de tracoma até  2020”, diz Coordenador de Saúde de Visão 

Bissau, 18 Mai 18 (ANG) – O Coordenador do Programa Nacional de Saúde de Visão na Guiné-Bissau (PNSV), garantiu hoje que até 2020, a Guiné-Bissau estará livre da problemática do flagelo “Tracoma” que nos últimos anos tem afectado “bastante” a sociedade guineense.

Em entrevista exclusiva à Agência de Notícias da Guiné (ANG), Meno Na Bicassa revelou que a luta contra “Tracoma” na Guiné-Bissau está numa posição muito privilegiada.

“Em todas as saídas que fizemos, constatamos no terreno que, de facto, reduziu-se bastante o número de casos de tracoma no país.Em todas as regiões temos os nossos técnicos que semanalmente estão no terreno para analisar os pacientes que ainda se deparam com esta situação”, revelou o médico.

Na Bicassa acrescentou  que na cada operação realizada pelos técnicos de visão em diferentes regiões do país, os pacientes diagnosticados com o problema de tracoma ou seja com cabelo nos olhos, são operados no terreno como forma de não permitir que os seus olhos venham a piorar com o decorrer do tempo.

Quanto a problemática de “Catarata” nos olhos, aquele técnico sustentou que o país não tem um programa fixo para a campanha ou controlo desta doença.

“Todas as campanhas realizadas no país, provem da iniciativa de alguns “ONG,s” estrangeiras que por vezes manifestam livremente a intenção de vir apoiar o Ministério de Saúde na cura da doença, ou então o mesmo acontece nos acordos de parceria que assinamos com os nossos parceiros”, declarou Meno Na Bicassa.

Realçou ainda que a Embaixada da República Popular da China, através do seu governo, irá, a partir de Julho, disponibilizar técnicos , com o propósito de apoiar voluntariamente no tratamento de Catarata, no âmbito de uma parceria   com o Ministério de Saúde Pública da Guiné-Bissau. 

ANG/LLA/ÂC/SG
               

Sem comentários:

Enviar um comentário