quarta-feira, 30 de maio de 2018

Líbia


Acordo para eleições a 10 de Dezembro
Bissau, 30 Mai 18 (ANG) - A Líbia vai ter eleições presidenciais e legislativas a 10 de Dezembro, anunciaram terça-feira os líderes do país à saída de um encontro cujo objectivo era encontrar uma solução para a crise que afecta o país.
O anúncio foi feito depois da conferência internacional que juntou o Presidente francês, Emmanuel Macron, e os quatro principais actores no conflito na Líbia para encontrar uma solução para a crise neste país que continua mergulhado no caos sete anos depois da queda de Muammar Khaddafi.
No encontro organizado pelas Nações Unidas, participaram o primeiro-ministro Fayez Al-Sarraj, o marechal Khalifa Hafter, homem forte do leste do país, o presidente da Câmara dos Representantes Aguila Salah Issa e o do conselheiro de Estado, Khaled Al mishri.
O Eliseu convidou 19 representantes de países envolvidos na resolução da crise líbia: os cinco países membros do Conselho de Segurança da ONU, Itália, os países vizinhos Egipto, Tunísia, Chade e as potências regionais Emiratos Árabes Unidos, Qatar, Kuwait, Turquia, Argélia e Marrocos.
A Líbia vive uma situação de caos desde a revolução de 2011 que pôs fim ao regime de Muammar Kadhafi, com milícias rivais a lutarem pelo controlo do país, rico em petróleo.
Para estabilizar o país, a comunidade internacional tem pressionado para que sejam organizadas eleições em 2018.ANG/RFI



Sem comentários:

Enviar um comentário