segunda-feira, 28 de maio de 2018

CMB


Novo presidente promete promover saneamento financeiro para melhorar condições de funcionamento

Bissau, 28 Mai 18(ANG) – O novo presidente da Câmara Municipal de Bissau, Luis Silva Melo defendeu hoje a necessidade de levar a cabo um programa de saneamento financeiro para mudar o estado de “instituição deficitária” em que encontrou a Câmara.

“A Câmara Municipal de Bissau(CMB) é uma instituição deficitária , sem meios materiais para seu funcionamento,” disse hoje  a margem de um ateliê  de capacitação de funcionários no âmbito da implementação da política de melhoria na prestação dos  serviços aos utentes.  

Luis Melo referiu que a instituição conta com 750 funcionários mas arreacada boas receitas, pelo que não pode ser deficitária se não fosse a sua “pesada burocracia”.
O novo presidente da CMB promete implementar, em colaboração com os funcionários, um programa  de saneamento financeiro na edilidade por forma a restitir a edilidade melhores condiçoes de funcionamento.

Destacou que a CMB, enquanto instituição que presta serviço público, deve adoptar seus funcionários de ferramentas para melhor cumprirem  as suas obrigações perante os utentes, sobretudo nos aspectos e normas que regem seu funcionamento.

Questionado sobre os ditos polícias municipais acusados de andarem a fazer  cobranças ilícitas nos mercados da capital, Luis Melo reconheceu o disfuncionamento de algumas estruturas camarárias, mas garantiu que vai tomar medidas correctivas contra os mesmos.
Em relação ao saneamento nos bairros da capital, Luís Melo referiu que existe um programa de limpeza geral entre a CMB, Associação Juvenis e os próprios moradores de cada zona cuja implementação inicia  no dia 5 de próximo mês. 

Por sua vez, o consultor jurídico da CMB, Lente Fernandes Embassá esclareceu que as despesas com salário representam mais de 50 por cento das despesas da edilidade, sem contar com subsídios, a assistência médica e medicamentosa e outras , suportadas por receitas internas. 

Acrescentou que de acordo com os critérios da União Económica e Monetária Oeste Africana(UEMOA), as despesas com o pessoal não devem ultrapassar 23 por cento das receitas cobradas e as de investimento  devem situar acima dos 37.

Embassa salientou que a CMB está em perfeitas condições para  cumprir  os critérios da UEMOA, porque as suas receitas destinam-se especificamente para suas despesas.

Lente Embassá disse que outro estrangulamento tem a ver com as senhas de combustível e subsídios que são atribuídos a um grande número de funcionários, quando devia apenas serem dados  aos dirigentes de topo, em função efectiva. 

ANG/JD/ÂC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário