sexta-feira, 25 de maio de 2018

Sociedade


“As cíclicas instabilidades na Guiné-Bissau degradam tecido social”, diz Coordenadora do Conselho das Mulheres Guineense

Bissau,25 Mai 18 (ANG) – A Coordenadora do Conselho das Mulheres Guineenses (CMG) disse quarta-feira que as cíclicas instabilidades vividas na Guiné-Bissau há vários anos degradaram de forma contínua o tecido social, económico, ambiental e político, sobretudo na esfera das raparigas e mulheres.

Citada pela Rádio Jovem, Francisca Vaz que falava em conferência de imprensa disse que tendo em conta os recentes acontecimentos no país , o CMG decidiu organizar amanhã,  25 de Maio, Dia de África, o primeiro Fórum das Mulheres e Raparigas para a Paz. 

Conforme Francisca Vaz, o Fórum visa colmatar o vazio existente no seio da camada feminina sobre os princípios básicos da democracia, da cidadania e da importância da paz para a construção do país e da necessidade de todos assumirem a sua responsabilidade perante a promoção da paz e coesão social na Guiné-Bissau.

 No referido evento, segundo a Coordenadora do CMG, os participantes vão falar sobre a pobreza, saúde, educação e a problemática da luz elétrica, entre outros assuntos.

Disse que a actual conjuntura na Guiné-Bissau é caracterizada pelo desfuncionamento das instituições democráticas, o aumento do índice da pobreza e dificuldades de acesso aos serviços básicos, tais como a saúde, educação e a luz eléctrica, e que são consequências da crise política prevalecente. 

Aquela responsável afirmou que a difícil conjuntura do país é apenas uma etapa da degradação dos alicerces da Democracia e do Estado de Direito, pondo em causa a paz e coesão social. ANG/LPG/ÂC//SG

1 comentário:

  1. Na verdade os filhos da Guine Bissau, em vez de previlegiar um dialogo a para a contrução da Paz, optaram para um bloqueio porque somos demetido das funções. Os anos atraves, houve varias demissões acontecidos nos sucessivos governos, mas atendendo a guinedade existente no coração dos mesmos, tendo a guine- Bissau nas suas mentes, País estava andando conforme o distino de Deus podemos dizer. O Porquê que nesta legislatura que as pessoas se agararam porque são demitos do poder? Porque tem rapo de padja, por causa das ambição pessoal, Fugir da Justiça. Digo uma coisa, a justiça é a melhor solução para o desenvolvimeto deste País, se náo é, o nosso Pais ficara assim nas trevas, o que não e nunca podera ser. O porquê que a ANP guineense ficou assim criando bbloqueio pergunto? Neste sistematica bloqueio significa que os propris maximos responsaveis são conhecedores dos facatruzes existentes, se nao é, devem cumprir com as leis conforme evoca a lei das relações institucionais.

    Basta as mentiras na Guine Bissau, bloqueia o desenvolvimebto deste País para melhor viver com as suas familias em geral, fazendo q Guine do seu quintal, todo se paga aqui antes de todo, se não o enferno reinara sobre a pessoa

    QUE O SENHOR DEUS ABENÇOA A GUINE BISSAU, SEU POVO, AO JOMAV, Via a Luta contra corrupção, Viva a Guine Bissau....

    ResponderEliminar