quinta-feira, 10 de maio de 2018

Transporte urbano


Federação de Ciclismo exalta importância de uso de  bicicleta nas cidades

 Bissau, 09 Mai 18 (ANG) - A Federação do Ciclismo da Guiné-Bissau considerou o uso de bicicleta (meio de transporte) uma das soluções para as dificuldades de mobilidade na zona urbana .

A exaltação sobre a importância do uso de bicicleta nos centros urbanos  consta numa nota da Federação de Ciclismo da Guiné-Bissau enviada à ANG, e dirigida aos governantes e a comunidade em geral.

“Não se pode pensar em desenvolvimento econômico e social sem transporte. As pessoas precisam se deslocar para estudar, trabalhar, fazer compras, viajar e possuem cada vez mais a necessidade de estar em movimento”, refere o documento.

A Federação de Ciclismo destaca que o potencial da bicicleta reside no facto de ser acessível para a maior parte da população e que, assim sendo, é capaz de promover maior igualdade social no uso de espaço público.

“A bicicleta se apresenta na Guiné-Bissau como parte de solução para atender as demandas de mobilidade e transporte  nas cidades. Além de cumprir um papel importante como mercadoria que contribui para o crescimento económico, ela tem um grande potencial de servir de suporte como meio de transporte de massa sustentável”, lê-se no comunicado.
A bicicleta é ainda referida como meio de transporte que não causa efeito negativo à saúde dos cidadãos e que não emite gases que afectam a qualidade do ar urbano.

“Os motoristas e passageiros de carros estão mais expostos a altos níveis de contaminação que os ciclistas. 

Um motorista em geral aspira o dobro de monóxido de carbono que um ciclista e 50 por cento a mais de óxidos de nitrogénio, entre outras”, informa o documento. 

Segundo a Federação de Ciclismo , mil milhão de pessoas optam pelo uso de bicicleta  em suas deslocações  todos os dias, e  muitos países já tomarem medidas para incentivar o seu uso .  

ANG/AALS/ÂC/SG


Sem comentários:

Enviar um comentário