quarta-feira, 23 de maio de 2018

Media


SINJOTECS qualifica projeto Lei do Conselho Nacional de Comunicação Social de um “atentado à Liberdade da Imprensa”

Bissau, 23 de Mai 18 – O Secretário-Geral de Sindicato dos Jornalistas e Profissionais de Comunicação Social (SINJOTECS), Diamantino Domingos Lopes considerou hoje o projeto do Conselho Nacional de Comunicação Social que visa a obtenção de   poderes sancionatórios e de dar pareceres nas nomeações dos diretores dos órgãos públicos de um atentado à liberdade de imprensa.
 
‟Se for aprovado essa Lei, vai promover conflitos de competências entre as organizações do Sector e comprometer o funcionamento dos Órgãos de Comunicação Social guineense” disse Diamantino Lopes em entrevista à ANG.

Para este sindicalista, já existia a Lei da Imprensa que pune o profissional por falhas cometidas no exercício das suas funções, existe ordem dos jornalistas com poderes reguladores e que sancionam também e o Conselho Ético e Deontológico do Sindicato tem esses poderes, pelo que  não é necessário atribuir mais poderes a outra organização.

Sobre as escolha dos diretores dos órgãos de comunicação social público, sugeriu que seja os conselhos de redações dos órgãos a emitir pareceres não vinculativos para as nomeações dos diretores dos órgãos públicos e não através de pareceres de Conselho Nacional de Comunicação Social.

Segundo Diamantino, e para travar esse projeto-lei ,  a direção do SINJOTECS já estabeleceu contatos com as partes envolvidas, nomeadamente com o Presidente da Assembleia Nacional Popular (ANP), líderes das bancadas parlamentares do PAIGC e PRS e o atcual presidente do Conselho Nacional de Comunicação Social.

Ainda sugere que as partes, o  Sindicato dos Jornalistas, Conselho Nacional de Comunicação Social e a Ordem dos Jornalistas se sintam a  mesma mesa para analisarem o assunto, para encontrarem uma solução para o  litígio.

O Sinjotecs ainda protesta o facto de a presidência do  CNCS  poder ser exercido apenas por um magistrado, e reclama que essas funções passassem a ser exercida por um jornalista.

ANG⁄CP//SG


Sem comentários:

Enviar um comentário