quarta-feira, 16 de maio de 2018

Protecção Civil


Bombeiros sem condições para  exercício de suas missões

Bissau, 16 Mai 18 (ANG) – O Chefe de Departamento Táctico Operacional dos Bombeiros da Guiné-Bissau, Luís Quissonde, aponta falta de meios materiais como principal factor que dificulta as suas acções de combate aos incêndios e outros acidentes.

Em entrevista exclusiva à ANG, Quissonde, disse que actualmente o Corpo de Bombeiros dispõe apenas de uma única  viatura para cobrir o país.

Disse que  muitas das vezes a população fica revoltada com a falta de resposta rápida e dos serviços completos no momento de incêndios e outros casos da intervenção dos Bombeiros, 

Para o chefe de Operação de Bombeiros, esses factos acontecem por falta de viaturas em condições e devido a  dificuldade de acesso as certas zonas por falta de urbanização dos bairros. 

"Esta situação é lamentável para nós e para o país em geral e não podemos continuar a perder  vidas que podem ser salvas", afirmou.

Ainda disse de que o Corpo de Bombeiros se depara com outros problemas nomeadamente, a formação e reciclagem dos seus efectivos, kits completos de trabalho e a descentralização das suas corporações em todo o território nacional.

"Precisamos de instalações modernas iguais aos dos  outros países para albergar todos os departamentos dos Bombeiros, onde vamos preparar melhor os nossos homens para servir melhor a nação e salvar  vidas" disse Luís Quissonde.

Acrescenta que  Corpo Nacional de Bombeiros se depara ainda com a falta de colaboração do Estado, no que toca as condições de trabalhos do pessoal no terreno.

"Muitas vezes fizemos levantamentos dos materiais precisos e solicitamos ao governo através do Ministério do Interior mas não nos tem dado  o suficiente", lamentou.

Disse que a única viatura em operação, foi uma oferta de um  parceiro externo, mas que se encontra  em avançado estado de degradação e que necessita de reparação geral para o seu normal funcionamento.  

ANG/CP/ÂC/SG


Sem comentários:

Enviar um comentário