quarta-feira, 23 de maio de 2018

Função Pública


‟UNTG não precisa de orientação política na sua reivindicação” disse seu secretário-geral adjunto

Bissau, 22 de Mai 2018 (ANG) – O secretário-geral adjunto da União Nacional dos Trabalhadores Guiné (UNTG), disse hoje que esta Central Sindical não precisa de obter instruções de quem quer que seja para definição da sua reivindicação.

Alfredo Djata reagia em conferência de imprensa s recentes declarações do Primeiro-Ministro Aristides Gomes na qual associou as reivindicações da UNTG com a política-partidária.

Aquele responsável qualificou estas declarações do Primeiro-ministro, de “infundadas e sem nexo”.

‟Em vez de disponibilizar um tempo para dialogar com a Central Sindical, optou por estratégia maquiavélico, tentando assim desinformar os motivos da greve mesmo tendo em suas mãos, o pré-aviso e decreto n°1 ⁄ 2017, de 25 de Janeiro” criticou o sindicalista.

O povo da Guiné-Bissau e trabalhadores em geral não são ignorantes, por isso, o Primeiro-Ministro e o ministro da Função Pública Fernando Gomes, devem abster da velha táctica maquiavélico, de retaliação, bloqueio de fundos e impedimento das viagens dos representantes dos trabalhadores guineenses nas conferências internacionais.

Segundo Afredo Djata, a UNTG não é parceiro de nenhum partido ou organização partidária, salientando que não tem interesse nas agendas “egoístas e malignas dos actores políticos do país”.

Disse que este facto significa que a definição do âmbito de actuação da Central Sindical não depende da agenda dos partidos, nem de caprichos de políticos ou interesses mesquinhos de alguns autores na sociedade.

Este líder sindical ainda afirma que, o Primeiro-Ministro tem dever de respeitar o princípio da legalidade plasmado na Constituição da República, acrescentando que e tudo que faz deve fundamenta-lo num diploma legal. 

“Significa que, apesar de ter quase dezenas de conselheiros, não deve limitar-se a esbanjar erário público sem explorar o conhecimento técnico e jurídico do assessor nesta área”,informou.

Considerou ainda de que na lógica dos políticos guineenses, o Estado existe apenas para criar bem-estar dos titulares dos órgãos de soberania e políticos. Adiantou que os servidores públicos só devem trabalhar, chegar o serviço na hora, razão pela qual, o Ministério da Função Pública instituiu aparelhos de controlo de assiduidade aos funcionários.

“Só quem não vive na Guiné-Bissau, pode ser enganado pelos políticos, na medida em que, o drama de sofrimento dos servidores públicos e trabalhadores em geral é notório. A título de exemplo se compara a diferença salarial abismal existente entre titulares de cargo públicos e simples agente administrativo”, criticou.

Ainda afirma que, nenhum servidor público guineense consegue sobreviver com o magro salário que recebe, mas os políticos continuam aumentar o nível de luxo quotidianamente.
‟O reajuste salarial é uma medida puramente administrativa, tal e qual a medida adoptada pelo este governo de Aristides Gomes para controlar empresas públicas e fundos autónimo de Estado, porque ambas estão no mesmo decreto com a instituição da nova grelha salarial” esclareceu.

Por fim, aconselha o governo no sentido de cumprir o dever de fazer justiça salarial no país, cumprir todos os pontos constantes no Memorando de Entendimento e priorizar o diálogo em vez de perder tempo com bloqueios, porque nada influenciarão a determinação da UNTG.

ANG/CP/ÂC



Sem comentários:

Enviar um comentário